São Paulo, sexta-feira, 10 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marte também teria tido vida

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A suspeita da existência de vida em outros planetas era grande, principalmente, em relação a Marte. Indícios de moléculas orgânicas e de minerais característicos de atividade biológica foram encontrados recentemente por pesquisadores da Universidade de Standford (EUA) e do Centro Espacial Johnson, da Nasa (a agência espacial dos EUA), no interior de um meteorito marciano que caiu na Antártida há cerca de 13 mil anos.
A descoberta vem reforçar a hipótese de que formas primitivas de vida, semelhante às bactérias, teriam existido em Marte há mais de 3,6 bilhões de anos.
Essa informação foi divulgada na edição de 16 de agosto deste ano da revista "Science".
A evidência conclusiva de que esse meteorito era marciano foi obtida pela medição dos gases armazenados em seu interior. Eles são semelhantes aos que a sonda Viking achou na atmosfera marciana, segundo os pesquisadores.
Outro tema que remete à possibilidade de ter existido vida em Marte é o da presença de água no planeta.
O destino da água marciana é uma das perguntas mais importantes para a ciência hoje. Uma das teorias é a de que a água estaria abaixo da superfície, sob a forma de um lençol freático
Outra hipótese é a de que a água se perdeu no espaço. Ela teria se decomposto em hidrogênio e oxigênio na atmosfera marciana e pelo menos o hidrogênio se perdeu no espaço.

Texto Anterior: Sonda fez a descoberta
Próximo Texto: Advogado de Papon diz que foi atacado na saída de tribunal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.