São Paulo, sábado, 11 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Índios invadem área de Mata Atlântica

Construtora trabalhava em terreno

CHRISTIANNE GONZÁLEZ
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Cerca de 400 índios pataxós da aldeia Coroa Vermelha invadiram ontem uma área de 1.700 hectares de Mata Atlântica, em Porto Seguro (BA), pertencente à construtora Góes Cohabita. Armados com arcos, flechas e pintados com as cores de guerra (vermelho e preto), expulsaram cinco funcionários que faziam a segurança da área.
"Decidimos ocupar a área para evitar o desmatamento que a Góes Cohabita vinha praticando", disse o presidente do Conselho dos Caciques pataxós, Nengo Pataxó.
A Góes Cohabita havia enviado um trator ao local, segundo o diretor Aldenir Pires, para construir uma trilha ecológica. A empresa vai pedir a reintegração de posse.
A área foi indicada pela Funai (Fundação Nacional do Índio) como reserva indígena em março. Para que seja entregue aos índios ainda faltam a publicação de uma portaria do Ministério da Justiça e um decreto presidencial.
A área é uma das poucas reservas de Mata Atlântica mantida em suas condições originais no sítio do descobrimento.

Texto Anterior: PM desocupa área invadida por sem-terra no Pontal
Próximo Texto: Processos na CCJ tendem à absolvição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.