São Paulo, sábado, 11 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura de SP 'queima' 1º dia da anistia

MARCELO OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O pagamento com desconto de dívidas de contribuintes com a Prefeitura de São Paulo começou ontem com um atraso de três horas causado pela adaptação do programa de computadores da Secretaria dos Negócios Jurídicos.
O primeiro dia de aplicação da anistia parcial foi praticamente desperdiçado, já que nas administrações regionais praticamente não houve atendimento.
O atraso causou perda de tempo em longas filas no departamento fiscal da Secretaria dos Negócios Jurídicos, na rua Maria Paula, 136, um dos nove locais onde pode ser feito o cálculo da anistia.
Para a adaptação, o sistema da secretaria foi interrompido das 8h30, horário de início do atendimento na secretaria, até as 11h15. O posto da Maria Paula fecha às 15h.
Contribuintes que foram ontem à secretaria aproveitar o desconto perderam até três horas na fila. Segundo funcionários do departamento fiscal, já havia fila de contribuintes na rua Maria Paula às 8h.
Contribuintes que chegaram à secretaria antes da adaptação do sistema, como o técnico em telecomunicações Sérgio Ricardo Alves, 31, chegaram a perder, como ele, cinquenta minutos só na fila para fazer a conta do desconto.
Na segunda fila, aguardando ser chamado até o caixa do Banespa para saldar a dívida, Alves perdeu mais 40 minutos.
Até pagar o IPTU e sair da secretaria de Negócios Jurídicos, Alves perdeu um total de 1h35.
Alves pagou seis parcelas do imposto de 94. Sua dívida, de R$ 448,82, caiu para R$ 351,88, com o desconto de 50% dos encargos.
Regionais sem atendimento
A adaptação do programa atrasou também o cálculo do débito do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e outros tributos nas oito administrações regionais credenciadas para auxiliar a secretaria nos próximos dois meses, enquanto vigora o desconto.
Estão credenciadas as administrações da Lapa, Penha, Pinheiros, Santana, Santo Amaro, São Miguel, Vila Prudente e Freguesia do Ó, para onde os funcionários que trabalharão no atendimento ao público só foram enviados à tarde.
A Folha telefonou na manhã de ontem, antes da adaptação do sistema, para seis das oito regionais e a informação, em cinco delas, era de que o cálculo do IPTU só começaria a ser feito na segunda-feira.
Na regional de Pinheiros, uma funcionária do setor de informações ao público disse que o cálculo só começaria a ser feito na terça-feira.
O secretário de Negócios Jurídicos disse, em entrevista coletiva, à tarde, que duas regionais ficaram sem o serviço no primeiro dia -Santo Amaro e São Miguel (leia texto abaixo).

Texto Anterior: PF apreende menos drogas em 1997
Próximo Texto: Secretário considera dia normal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.