São Paulo, sábado, 11 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC diz que pôr toda criança na escola é desafio e não promessa

FERNANDO ROSSETTI
ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso negou ontem que tenha prometido colocar todas as crianças de 7 a 14 anos na escola até o final do ano que vem.
Segundo ele, o governo lançou o programa "Toda Criança na Escola" como um desafio para a sociedade. "Ou a gente cria metas que levantam o imaginário coletivo e mobilizam a sociedade, ou não acontece nada."
Para o presidente, "a meta não é pôr 100% das crianças na escola. É fazer um esforço grande para melhorar bastante a situação atual". "Não prometi nada", afirmou.
O Brasil tem cerca de 2,7 milhões de crianças de 7 a 14 anos fora da escola -idade em que a escolaridade é definida como obrigatória na Constituição.
FHC concedeu ontem entrevista a profissionais com o título de "jornalista amigo da criança", concedido pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância.
FHC disse que "a sociedade do próximo milênio não pode ser pensada como uma sociedade em que o Estado provê tudo, porque não vai prover."
Elogiou programas do tipo bolsa-escola, que pagam uma quantia a famílias de baixa renda que mantiverem a criança na escola, mas questionou a possibilidade de estender programas de renda mínima a toda a população. Disse que, para isso, teria duas opções: "Ou eu tiro mais dinheiro da sociedade, mais impostos, ou eu redistribuo o dinheiro que tenho. Como é que redistribui? De quem eu tiro?"

Texto Anterior: Há diversos locais de cálculo
Próximo Texto: Círio espera 1,5 milhão de pessoas no Pará
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.