São Paulo, sábado, 11 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fipe prevê taxa anualizada de 4,3%

MAURICIO ESPOSITO
DA REPORTAGEM LOCAL

A estabilidade dos preços em São Paulo verificada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) na primeira quadrissemana de outubro levou a instituição a fazer uma revisão das estimativas de inflação para o mês de outubro.
A projeção anterior, segundo o economista, era de uma taxa mensal para outubro de 0,4%.
Com essa nova previsão, a Fipe avalia que a taxa anualizada, no final de outubro, será em torno de 4,3%, quando a expectativa no final do mês passado era de uma taxa anual de 4,5%.
Entre os fatores que contribuem para maior estabilidade nos preços, segundo ele, estão também as despesas com habitação, principalmente os gastos com aluguel.
No item aluguel, a Fipe registrou na primeira quadrissemana de outubro variação positiva de 0,38%.
No entanto, ressalta o economista da Fipe, o mesmo item registrava uma alta de 0,40% e 0,65% na última e penúltima pesquisa, respectivamente.
Entre os itens que mais aumentaram na primeira quadrissemana de outubro estão o arroz, com variação de 5,03%, cigarro, com alta de 3,40%, e passagem de ônibus intermunicipal, com elevação de 13,12% no período.
No caso dos itens que registraram as maiores quedas de preço, destacam-se as malhas de lã para mulheres, com retração de 21,39%, e agasalhos para crianças, com 17,04%.
Heron do Carmo não acredita que a previsão de uma inflação menor signifique recessão.
Para o economista, o crescimento da economia está aquém do ideal.

Texto Anterior: Livro retrata empresários "neuróticos do sucesso"
Próximo Texto: Supermercados faturam 4,9% menos em setembro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.