São Paulo, sábado, 11 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sucesso surpreendeu o autor

MAURÍCIO TUFANI
DA REDAÇÃO

O livro de divulgação científica anterior de Stephen Hawking começou a ser escrito em 82. Segundo o físico britânico, seu objetivo ao redigi-lo foi o de ganhar algum dinheiro para pagar a escola de sua filha, embora ela já tivesse chegado ao final da idade escolar quando a obra foi concluída em 88.
Hawking diversas vezes declarou que jamais havia esperado obter o sucesso editorial que conseguira com seu livro. Nascido em 1942, no Reino Unido, ele ocupa a cadeira "Sir Isaac Newton" na Universidade Cambridge, a mesma em que lecionou o célebre físico, matemático e filósofo do século 17.
Em 1973, ele recebeu a notícia que foi com certeza uma das mais chocantes de sua vida: a de que ele estava com uma rara doença degenerativa do sistema muscular, a síndrome de Lou Gehrig, e que sua expectativa de sobrevida não seria maior que dois anos e meio.
Apesar de sua condição de saúde progressivamente negativa, sua visão de mundo é otimista e seus textos são geralmente acompanhados de doses de bom humor.
Em novembro de 1989, em um artigo para o jornal espanhol "El País", de Madrid, ele disse: "Existe uma anedota de humor negro que diz que o motivo pelo qual não fomos contactados por uma civilização alheia a nossa é porque as civilizações tendem a se destruir mutuamente quando alcançam nosso nível. No entanto tenho suficiente fé nos homens para acreditar que as coisas não serão assim".
(MT)

Texto Anterior: Chega ao Brasil a nova obra de Hawking
Próximo Texto: Escritor prepara dicionário de arte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.