São Paulo, domingo, 12 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercosul estuda lei comum entre países

FERNANDO GODINHO
DE BUENOS AIRES

O diretor de Fiscalização Sanitária do Ministério da Saúde da Argentina, Gregório Alberto Ortiz, disse que o Mercosul (bloco formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) está discutindo uma legislação comum relativa à fiscalização de bancos de sangue.
Ele explica que os países estão preocupados com a falta de recursos no setor para a realização de testes que evitem a contaminação.
Ortiz acredita que essa legislação deverá entrar em vigor dentro de um ano, tempo necessário para que os bancos de sangue e os laboratórios que manipulam esse produto possam se adaptar.
"Existe um consenso na adoção de uma única regra no Mercosul para o controle dos bancos de sangue, pois os países desse bloco poderão atender necessidades entre eles com maior segurança", diz.
Ortiz afirmou que os bancos de sangue na Argentina são fiscalizados pelos governos provinciais. O governo federal só fiscaliza os cerca de 90 bancos existentes na capital do país, Buenos Aires. A fiscalização é feita anualmente.
Dados do Ministério da Saúde sobre 150 mil bolsas de sangue apontaram, em 96, o vírus HIV em 0,32% das unidades examinadas.

Texto Anterior: Órgão aponta 280 contaminações
Próximo Texto: França fiscaliza a cada três meses
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.