São Paulo, domingo, 12 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda o que é a lesão

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

A principal suspeita que recai hoje sobre os medicamentos para emagrecer é que eles poderiam danificar as válvulas cardíacas.
As válvulas -um total de quatro- são estruturas do coração que abrem e fecham perfeitamente para regular o fluxo do sangue para o pulmão e para a circulação.
Os estudos norte-americanos apresentados à FDA mostravam lesões principalmente nas válvulas mitral e aórtica.
As doenças nas válvulas podem causar estreitamento (que dificulta a passagem do sangue) ou frouxidão (que leva ao retorno ou "regurgitação" de parte do sangue bombeado) das mesmas.
No caso dos remédios para emagrecer, a lesão encontrada é do segundo tipo. A hipótese é que haja uma relação entre esse tipo de lesão e níveis elevados do transmissor químico serotonina (provocado pelas drogas).
A maior parte dos pacientes pode não ter qualquer sintoma. O médico, com ajuda de um estetoscópio, pode ouvir um sopro cardíaco -som anormal provocado pelo sangue ao passar pela válvula danificada. O ecocardiograma checa se há mesmo lesão.
Em casos graves, a pessoa pode sentir falta de ar, tosse, cansaço excessivo, dor no peito e inchaço nas pernas. Ainda não se sabe se a lesão nas válvulas provocada por medicamentos é reversível.
Casos mais leves não requerem tratamento. Casos moderados podem ser tratados com remédios. Casos graves exigem cirurgia para troca da válvula.
(JB)

Texto Anterior: Baixa adesão marca 1ª semana
Próximo Texto: Rodízios de veículos reforçam o caixa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.