São Paulo, domingo, 12 de outubro de 1997
Texto Anterior | Índice

Saiba para que serve o Dpvat

VANESSA ADACHI
DA REPORTAGEM LOCAL

Pouca gente sabe para que serve o seguro obrigatório. Boa parte das pessoas acredita que seja um seguro para o carro. Mas não é.
O objetivo do Dpvat é cobrir indenizações decorrentes de danos causados a pessoas em acidentes de trânsitos.
Em quase todos os países do mundo esse seguro existe e é obrigatório. No caso brasileiro, o Dpvat vale tanto para o motorista e passageiros do veículo que provocou o acidente quanto para os passageiros de outros veículos envolvidos e para os pedestres que tenham sido atingidos.
O seguro paga indenizações em casos de morte, invalidez e despesas médicas e hospitalares.
Para receber a indenização, no sistema atual, as pessoas podem procurar qualquer seguradora. Em todos os casos é exigido o boletim de ocorrência policial que comprove o acidente.
As demais exigências variam. Em caso de morte, os parentes devem apresentar o atestado de óbito da vítima. Nos casos de invalidez, um laudo médico deverá avaliar o grau de invalidez.
A indenização máxima de R$ 5.081,79 é paga nos casos de morte e invalidez total. Na invalidez parcial, o valor dependerá do seu grau. As despesas médicas também ficam dentro desse limite.
O pagamento da taxa do seguro é feita uma vez por ano, porque essa é a validade de cada apólice. O recolhimento é feito por meio do Documento Único de Trânsito (DUT) pelos Detrans.
(VA)

Texto Anterior: Modelo ruim para todos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.