São Paulo, domingo, 12 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Papa; Piada; Rumo ao Primeiro Mundo; Armas a bordo; Que Masp queremos?; A parte e o todo; Solidariedade; Cara-de-pau; Contrato justo; Viajante; Frei Betto

Papa
"Dois milhões de pessoas na missa do aterro, duas vezes a população da cidade em que moro, 1/4 da população da cidade do Rio.
E ainda tem evangélico que diz que a Igreja Católica está decadente. Papa, nós te amamos!
Obrigado por vir e mostrar que a Igreja Católica continua forte como nunca."
Frederico Guillherme (Goiânia, GO)

Piada
"É uma piada cardeais, bispos e o próprio papa clamarem por justiça social e família.
Primeiro porque eles são o próprio símbolo do reinado dos ricos sobre os pobres e segundo porque eles não podem constituir a própria família."
Luiz Maniero Neto (São Paulo, SP)

Rumo ao Primeiro Mundo
"No princípio era o frango. Depois a dentadura. Agora já são automóveis. O aumento de poder aquisitivo propiciado pelo Real cresce exponencialmente.
Se FHC for reeleito, toda favela terá heliporto. Nosso espaço aéreo ficará irremediavelmente congestionado."
Carlos Augusto Leite Pereira (São Paulo, SP)

Armas a bordo
"Ao contrário do que apregoa a Associação de Pilotos da Varig ('Painel do Leitor', 30/9), nos Estados Unidos todos os agentes do FBI, e em alguns casos os agentes do Serviço Secreto, têm permissão para viajar armados nas aeronaves, independentemente de estarem ou não em serviço.
A proibição está expressa no título 49 do código norte-americano, capítulo 465, seção 46505, sendo que a exceção consta do parágrafo 'd'.
E a própria FAA (Federal Aviation Administration, Administração da Aviação Federal), por meio do Regulamento Aéreo Americano (artigo 108-11), reconhece que os agentes federais estão autorizados a utilizar o serviço aéreo armados, em vôos nacionais.
Acredito que a melhor opção para resolver esse problema aqui no Brasil seria uma reunião entre todos os interessados, regulamentando-se assim a matéria."
Mauro Marcelo de Lima e Silva, delegado (São Paulo, SP)

Que Masp queremos?
"Parabéns pela revista Masp, 50. A revista coloca a pertinente questão: que Masp queremos para São Paulo? Um 'Palace' das artes plásticas ou um museu com uma política cultural definida e sua arquitetura original revigorada?
A revista também mostra com precisão a tensão entre a obra de Lina Bardi (um museu vivo) e a obra de Pietro Maria Bardi (o precioso acervo). O rumo atual do Masp ameaça tanto a obra de Pietro como a de Lina."
Sofia Carvalhosa (São Paulo, SP)

A parte e o todo
"No editorial 'Individualismo oportunista' (8/10) ficou bem retratada a questão do respeito que nós, indivíduos, devemos à comunidade. Ainda que o foco considerado tenha sido o rodízio de automóveis -e, daí, toda a controvérsia devido à falta de estrutura de transporte de massa.
É imprescindível a participação de cada um pelo bem do todo. Já não basta 'aquela' fatia de indivíduos que manipulam as regras a favor de si próprios?"
José Eduardo Menezes da Silva (São Paulo, SP)

Solidariedade
"Em face das manifestações intolerantes, homofóbicas e contrárias a basilares normas de convivência social e aos princípios cristãos promovidas por grupos católicos da cidade de Tatuí (SP) dirigidas à deputada Marta Suplicy, quando de sua última visita a essa cidade, queremos registrar nosso veemente repúdio."
Francisco Carvalho, vice-presidente do Grupo de Resistência Asa Branca (Fortaleza, CE)

Cara-de-pau
"Li a reportagem sobre o ex-deputado Agripino Lima (5/10), dono da Unoeste, de Presidente Prudente, e fiquei estarrecido com a cara-de-pau desse cidadão.
Está pretendendo eleger-se para safar-se do Fisco e outras obrigações tributárias."
Valdir Marin (Curitiba, PR)

Contrato justo
"José Aristodemo Pinotti inverteu o sentido dos planos de saúde. Impor-lhes a cobertura de transplantes, inseminação artificial, órteses e próteses e hipertensão, Aids, diabetes, câncer, sem carência, elevará aos céus os seus custos, tornando-os inviáveis para a grande maioria dos 44 milhões de usuários.
O que realmente almejamos é um contrato justo, equilibrado, que satisfaça ambas as partes."
Mario Ladeira Borges (Belo Horizonte, MG)

Viajante
"Lendo a reportagem que relata quantos quilômetros o papa já viajou, lembrei-me: sou leitor assíduo deste jornal, mas quando, por acaso, passo um dia sem lê-lo, não sei onde o nosso presidente se encontra.
Já pensou se dão mais quatro anos pro homem? Vai acabar superando o papa."
Sergio Murilo Menezes Leite (Aracaju, SE)

Frei Betto
"Parabéns ao sr. José Carlos Graça Wagner pelo seu artigo 'Querido frei Betto'.
Realmente não se sabe onde esse 'religioso' (?) vai buscar tanta bile para tecer seus comentários infelizes e ilógicos e suas afrontas ao papa e ao magistério."
José Antenor Velho (Roma, Itália)
*
"Emocionante o artigo 'Querido papa', escrito por frei Betto em 5/10. Ao lê-lo, percebemos que nem tudo é hipocrisia na Igreja Católica e que existe a esperança de os cristãos poderem, algum dia, reconciliar-se com as verdadeiras idéias de amor universal pregadas por Jesus."
Míriam Martinho, coordenadora-geral da Rede de Informação Um Outro Olhar (São Paulo, SP)

Texto Anterior: Compromisso com os cidadãos do futuro
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.