São Paulo, domingo, 12 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Espaço para brincar

MARCELO LIMA

No quarto infantil, estética é secundária; o que interessa é a vontade da criança
Ao mesmo tempo funcional e divertido, o quarto infantil é entre todos os espaços da casa, o que mais possibilita a invenção. Para as crianças, móveis e acessórios não são apenas decoração, mas podem significar também um convite à brincadeira.
"No quarto infantil, o objetivo da decoração é se adaptar às expectativas da criança. Critérios estéticos e funcionais ficam em segundo plano", afirma a decoradora Jóia Bergamo, do Atelier 3.
Segundo Jóia, além de áreas para repouso e estudo, a criança espera encontrar espaço para brincar e receber amigos. Cores fortes e vibrantes, pouco recomendadas para ambientes pequenos, são bem recebidas neste caso. E, na hora de definir o mobiliário, a idade é o principal fator a ser considerado.
Poucos móveis e muito espaço são as exigências de crianças de até 6 anos. A partir daí, com o início da vida escolar, estantes para livros e bancada de trabalho adaptada a um futuro computador devem ser acrescentadas ao ambiente.
"Indicamos mobiliário leve, com rodízios. Além de liberar espaço, pode ser facilmente deslocado", explica a decoradora.
Em quartos pequenos, o beliche continua sendo uma solução eficiente para acomodar mais de uma criança. Além de prático, é considerado divertido por elas.

ONDE ENCONTRAR Consultoria para projetos - Atelier 3: rua Sampaio Vidal, 115, Jardins, zona sudoeste, tel. 3064-1471. Bya Barros Arquitetura: rua Cônego Eugênio Leite, 190A, Jardins, zona sudoeste, tel. 282-5151. Ornare: al. Gabriel Monteiro da Silva, 1101, Jardins, zona sudoeste, tel. 3061-1713.

Texto Anterior: ÚTEIS E FÚTEIS
Próximo Texto: Mais esforço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.