São Paulo, domingo, 12 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

De vento em pipas

DE VENTO EM PIPAS

Materiais:
. 2 varetas japonesas ou de bambu medindo 51 cm
. 2 folhas coloridas de papel de seda cortadas ao meio
. cola branca
. tesoura
. linha 10 de algodão
. estilete

1. Com as folhas de seda sobrepostas dobre uma das pontas. Você terá dois triângulos grandes e dois retângulos, uns em cima dos outros. Recorte os retângulos e corte-os ao meio. Desdobre o triângulo que restou e verifique se foi formado um quadrado de 33 cm por 33 cm. Reserve-o.
2. Escolha uma das cores do retângulo para ser a barbatana de sua pipa. Dobre-o várias vezes e picote-o com a tesoura, de modo que ele fique como uma franjinha. A outra cor de retângulo será a rabiola. Corte-o em cinco tiras.
3. Passe cola em uma das varetas e cole-a na dobra do quadrado que estava reservado. Use pouca cola, assim você não corre o risco de manchar o papel.
Deixe um pedaço de vareta fora do papel. Envergue a outra vareta e amarre as duas pontas com um pedaço de linha, formando um arco. Cole o arco no quadrado formando uma cruz com a outra vareta.
4. Cole as barbatanas nas pontas inferiores da pipa. Faça uma espécie de colar com as tiras e cole-o na ponta da vareta que ficou fora do papel.
5. Faça dois furos no centro da pipa, atravesse-os com um pedaço de linha e dê um nó. Amarre a ponta da linha na outra extremidade da pipa.
6. Forme um ângulo reto com a linha e abaixe-a dois dedos. A inclinação deve ter de 25 a 30 graus. Dê a envergadura soltando um ou dois pontos da linha presa na vareta.

"O princípio da construção da pipa obedece o mesmo do avião"
(Silvio Voce, eolista)

Texto Anterior: cabelo bonito para todos
Próximo Texto: Quando as mulheres gritam goooooooool!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.