São Paulo, domingo, 12 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como montar um laboratório de prótese dentária?

Tadeu Banzato (Jundiaí, SP)
É preciso ser um profissional com formação na área para montar um laboratório desse tipo. O curso de técnico em laboratório de prótese dentária oferecido pelo Senac, por exemplo, dura 24 meses.
O protético (nome dado ao técnico) trabalha diretamente com dentistas, sendo proibido o atendimento direto ao público.
A atividade consiste em montar dentaduras, pontes móveis e fixas e preparar pivôs, por exemplo. Esses itens são feitos de cera e gesso.
O investimento necessário para montagem de um laboratório básico é de cerca de R$ 7.000.
A margem de lucro gira em torno de 22%, em média. Mas, devido às modernas técnicas de recuperação de dentes, o mercado para essa atividade tem ficado restrito.
A empresa deve ser registrada nos seguintes órgãos para a sua abertura: Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, Receita Federal, prefeitura e INSS, além do sindicato patronal.
Deve ser obtido o alvará de funcionamento, junto à prefeitura, e devem ser verificadas as exigências junto ao Corpo de Bombeiros e à Vigilância Sanitária.

Para saber mais - Ligue-Sebrae: 0800-780202.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae exclusivamente nesta seção.

Texto Anterior: Obesos insatisfeitos criam associação
Próximo Texto: Cresce procura por serviços de entrega
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.