São Paulo, domingo, 12 de outubro de 1997
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Cresce procura por serviços de entrega

MARLENE DE ARAÚJO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Entrega de encomendas é um dos ramos que estão crescendo dentro do franchising e abrindo oportunidades para quem quer um negócio ligado ao transporte.
Há várias opções no segmento, desde redes que oferecem serviços de remessa de documentos até empresas que fazem mudanças.
O franqueado geralmente precisa de um ponto, um local para o estoque e veículos para recolher e levar as encomendas até as centrais das redes, que se encarregam do transporte dos objetos.
Segundo o consultor João Batista da Silva Júnior, 33, a tendência é de ampliação da atividade. "O espaço é promissor, mas precisa ser bem avaliado", afirma.
Fábio Seton, 30, master-franqueado da rede Postnet, também detecta expansão da atividade.
"O serviço de postagem é um dos mais prósperos. Só nos Estados Unidos, cresce cerca de 6% ao ano", afirma Seton, que conta com uma rede de seis franqueados.
Segundo ele, um dos motivos para o crescimento é que boa parte das franquias não exige especialização do candidato a franqueado.
Por outro lado, um dos principais obstáculos é o capital necessário (veja quadro abaixo).
"O investimento vale a pena", afirma Lisete Gomes, 57, sócia de uma loja da marca em São Paulo, que fatura mensalmente R$ 13 mil.
Assim como a Postnet, a Mail Boxes ETC desembarcou no Brasil há dois anos, vinda dos EUA.
"Fazemos remessas de objetos para todo o país e para o exterior", diz Silvana Almeida, 40, gerente da rede, que tem sete franquias.
A Mail Boxes também investe na diversidade. Suas lojas oferecem serviços como plastificação de documentos e venda de cartões postais e embalagens.
Estreante no ramo de entrega de encomendas, a Vaspex, ligada à companhia aérea Vasp, também contabiliza números positivos.
Segundo Roberto Gomes, 40, gerente-geral de franchising, a rede, inaugurada em maio, conta com 150 franqueados (70 lojas e 80 centros de triagem e distribuição).
"Já entregamos 500 mil encomendas e faturamos cerca de R$ 4,5 milhões", afirma Gomes.
A perspectiva de expansão também levou a rede Dom Vital a investir em uma franquia, em Sorocaba (SP). Segundo José de Souza, 51, da direção da empresa, há planos para ampliar mais a rede.
Diferentemente de outras redes, a Granero optou por franquear somente o serviço de mudanças, em 93. Hoje tem 16 franquias.
Nesse caso, o franqueado da marca precisa possuir caminhões para fazer as entregas. "Damos preferência a interessados que já trabalham no sistema", conta Joaquim de Jesus Luiz, 53, gerente de franquias.

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