São Paulo, domingo, 12 de outubro de 1997 |
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Cresce procura por serviços de entrega
MARLENE DE ARAÚJO
Há várias opções no segmento, desde redes que oferecem serviços de remessa de documentos até empresas que fazem mudanças. O franqueado geralmente precisa de um ponto, um local para o estoque e veículos para recolher e levar as encomendas até as centrais das redes, que se encarregam do transporte dos objetos. Segundo o consultor João Batista da Silva Júnior, 33, a tendência é de ampliação da atividade. "O espaço é promissor, mas precisa ser bem avaliado", afirma. Fábio Seton, 30, master-franqueado da rede Postnet, também detecta expansão da atividade. "O serviço de postagem é um dos mais prósperos. Só nos Estados Unidos, cresce cerca de 6% ao ano", afirma Seton, que conta com uma rede de seis franqueados. Segundo ele, um dos motivos para o crescimento é que boa parte das franquias não exige especialização do candidato a franqueado. Por outro lado, um dos principais obstáculos é o capital necessário (veja quadro abaixo). "O investimento vale a pena", afirma Lisete Gomes, 57, sócia de uma loja da marca em São Paulo, que fatura mensalmente R$ 13 mil. Assim como a Postnet, a Mail Boxes ETC desembarcou no Brasil há dois anos, vinda dos EUA. "Fazemos remessas de objetos para todo o país e para o exterior", diz Silvana Almeida, 40, gerente da rede, que tem sete franquias. A Mail Boxes também investe na diversidade. Suas lojas oferecem serviços como plastificação de documentos e venda de cartões postais e embalagens. Estreante no ramo de entrega de encomendas, a Vaspex, ligada à companhia aérea Vasp, também contabiliza números positivos. Segundo Roberto Gomes, 40, gerente-geral de franchising, a rede, inaugurada em maio, conta com 150 franqueados (70 lojas e 80 centros de triagem e distribuição). "Já entregamos 500 mil encomendas e faturamos cerca de R$ 4,5 milhões", afirma Gomes. A perspectiva de expansão também levou a rede Dom Vital a investir em uma franquia, em Sorocaba (SP). Segundo José de Souza, 51, da direção da empresa, há planos para ampliar mais a rede. Diferentemente de outras redes, a Granero optou por franquear somente o serviço de mudanças, em 93. Hoje tem 16 franquias. Nesse caso, o franqueado da marca precisa possuir caminhões para fazer as entregas. "Damos preferência a interessados que já trabalham no sistema", conta Joaquim de Jesus Luiz, 53, gerente de franquias. Texto Anterior: Como montar um laboratório de prótese dentária? Próximo Texto: Greve ajuda a atrair cliente Índice |
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