São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Americanos vieram 10 vezes ao Brasil; Bush esteve no país em 90 e 92; Primeira viagem foi ao Panamá; México foi o país mais visitado; Livro trata de presidente

Americanos vieram 10 vezes ao Brasil
O Brasil recebeu dez visitas de presidentes norte-americanos, incluídas as escalas feitas por Franklyn Roosevelt em Belém (PA) e Natal (RN), em janeiro de 1943, a caminho de uma reunião com Winston Churchill em Casablanca (Marrrocos). Durante sua viagem de volta aos Estados Unidos, Roosevelt esteve com Getúlio Vargas, que foi até Natal para o encontro.

Bush esteve no país em 90 e 92
As demais visitas de presidentes norte-americanos ao Brasil foram feitas por: Herbert Hoover (1928), Franklyn D. Roosevelt (1936), Harry Truman (1947), Dwight Eisenhower (1960), Jimmy Carter (1978), Ronald Reagan (1982) e George Bush (1990 e 1992).

Primeira viagem foi ao Panamá
O Panamá foi o primeiro país latino-americano visitado por um presidente dos Estados Unidos. Teddy Roosevelt esteve no Panamá, em novembro de 1906, para inspecionar a construção do canal interoceânico. Mas, como nesse período o país era um virtual protetorado dos Estados Unidos, a viagem não foi registrada pela diplomacia norte-americana como oficial.

México foi o país mais visitado
O México tem sido o país latino-americano mais visitado pelos presidentes dos Estados Unidos: 22 vezes, incluindo os encontros informais. O primeiro deles aconteceu entre os presidentes William Howard Taft e Porfirio Diaz, no dia 16 de outubro de 1909, em Ciudad Juárez.

Livro trata de presidente
morto Um livro de ficção sobre a morte de um presidente norte-americano é líder de vendas na Argentina a dois dias da chegada de Bill Clinton ao país. O livro é de Tom Clancy e foi editado com o título "Ordenes Presidenciales".

Texto Anterior: Raio X
Próximo Texto: Clinton chega à Venezuela, prega união e ouve crítica à globalização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.