São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Círio de Nazaré leva 1,5 milhão às ruas

Discursos do papa influenciaram a procissão

ESTANISLAU MARIA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

Uma semana depois da visita do papa ao Rio de Janeiro, os discursos de João Paulo 2º marcaram ontem a procissão do Círio de Nazaré, em Belém (PA).
A Arquidiocese de Belém defendeu a união da família e o direito das crianças à vida e criticou os problemas sociais do país.
Cerca de 1,5 milhão de pessoas, segundo a PM, se espalharam pelas ruas do centro de Belém na maior festa católica do país.
Os romeiros seguiram procissão de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da cidade, cuja imagem foi levada da catedral da Sé até a praça da basílica de Nazaré, no centro de Belém.
"Precisamos orar e trabalhar por mais saúde, educação, segurança pública e bem-estar social", dizia uma das mensagens dos bispos transmitidas pelo sistema de som.
Foram pouco mais de três quilômetros de caminhada, que durou seis horas debaixo de sol forte. O arcebispo de Belém, dom Vicente Zico, encerrou a procissão com uma missa.
"Hoje, Dia das Crianças e Dia de Nossa Senhora, temos que pedir à Virgem pelos pequenos, pelo direito à vida, pela união da família e por condições dignas de moradia, educação e saúde", disse o arcebispo.
Milhares de pagadores de promessas acompanharam as cerimônias, carregando réplicas de casas e barcos em madeira, além de réplicas de partes do corpo em cera para agradecer à Nossa Senhora, a quem atribuem a graça de conseguir moradia, trabalho e cura de doenças.
Com uma promessa diferente, o carioca Licímio Gomes Lopes distribuiu 17 mil litros de água mineral aos romeiros.
"Viajo a Belém há 12 anos como agradecimento à Virgem, desde que comprei a fonte e a engarrafadora de água no Rio."

Texto Anterior: Avião da FAB atinge padaria e mata um em Recife
Próximo Texto: Aparecida tem visitação recorde
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.