São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Avião da FAB atinge padaria e mata um em Recife

ARI CIPOLA

ARI CIPOLA; FABIANA PEREIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MACEIÓ,

Aeronave bateu de frente contra uma padaria; segundo testemunhas, tenente estava fazendo acrobaciasquando perdeu o controle da aeronave

e FABIANA PEREIRA
Um avião monomotor T-25 Universal da FAB (Força Aérea Brasileira) caiu ontem sobre uma padaria na praia de Boa Viagem, a mais importante de Recife (PE).
Segundo testemunhas, o avião, à baixa altura, chocou-se contra a fachada da padaria Miramar após uma acrobacia malsucedida do piloto, o tenente Marcelo da Costa Barbosa, 30, que morreu no local.
Milhares de banhistas assistiram ao acidente. A padaria, que fica no cruzamento das avenidas Tomé Gibson e Conselheiro Aguiar, estava fechada no momento em que o choque ocorreu.
O acidente aconteceu por volta das 11h e provocou o cancelamento da programação de ontem da abertura da Semana da Asa, promovida pelo Aeroclube de Pernambuco.
O percurso deveria durar três minutos. No aeroclube, o monomotor ficaria exposto até o dia 23, Dia do Aviador.
Toda não informou se o piloto fazia acrobacias na hora da queda.
Perda de altura
Testemunhas disseram que o piloto não conseguiu ganhar altura após fazer uma manobra que terminava em um rasante. Nenhum carro ou banhista transitava pela frente da padaria no momento da queda.
Barbosa era carioca, mas morava com a mulher em Recife havia meses. O corpo do tenente será enterrado hoje no Rio de Janeiro.
O tenente Hayato Toda afirmou que uma comissão de peritos da FAB terá 90 dias para apresentar um relatório sobre o acidente.
"Qualquer comentário sobre possíveis causas agora são mera especulação", disse ele. Segundo Toda, desde 1987 o T-25 é usado em manobras em Recife e nunca houve acidentes com o modelo.
A proprietária da padaria, Carmita Dubeaux, estava dentro da padaria com seu pai, um tio e um funcionário. Segundo a PM, eles nada sofreram.
Queda na praça
No dia 13 de julho deste ano, oito pessoas morreram e 11 ficaram feridas com a queda de um monomotor em Conselheiro Lafaiete (a 96 km de Belo Horizonte-MG).
O avião, pilotado por Célio Rodrigues, sobrevoava a praça do Cristo, onde à noite haveria a tradicional uma festa junina.
Uma fita de vídeo mostrou que o piloto, que fugiu logo após o acidente, fazia manobras acrobáticas.

Texto Anterior: Agentes estimulam aleitamento
Próximo Texto: Círio de Nazaré leva 1,5 milhão às ruas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.