São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova mistura tem 4 drogas

JAIRO BOUER; LUCIA MARTINS
DOS ENVIADOS ESPECIAIS A HAMBURGO

O médico norte-americano David Ho, que ficou conhecido como o "pai do coquetel", apresentou ontem resultados preliminares de uma pesquisa que está sendo conduzida por sua equipe do Centro de Pesquisa em Aids Aaron Diamond, de Nova York.
Ele usou um coquetel diferente. Em vez da tradicional combinação de dois inibidores de transcriptase reversa (que atuam na fase inicial de multiplicação do vírus) e um inibidor de protease (age na fase final), Ho utilizou quatro drogas, três inibidores de transcriptase e um da protease.
Duas dessas drogas (o inibidor de protease 141 e o inibidor de transcriptase 1.592) são novas e ainda estão em fase de estudo nos Estados Unidos.
A resposta foi positiva, mas ele mesmo alertou que o resultado ainda é muito incipiente. Os remédios foram utilizados apenas por 22 semanas em 23 pacientes, a maioria homens entre 25 e 40 anos. Cerca de 65% dos doentes tiveram a carga viral reduzida a níveis indetectáveis no sangue.
O resultado foi considerado "bom" por Ho. Os motivos são dois: a redução da carga viral e o fato de os remédios terem sido bem tolerados pelos pacientes. Apenas dois doentes desistiram do tratamento.
(JB e LM)

Texto Anterior: Shows em cervejaria incomodam vizinho
Próximo Texto: Brasil recebe nova medicação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.