São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 1997
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Pesquisas por telefone

HELCIO EMERICH

Nos últimos anos, a indústria da pesquisa nos Estados Unidos tem sido alvo da fúria legisladora do congresso e de uma torrente de medidas restritivas dos órgãos e agências governamentais.
De 1991 a 1996, o número de leis estaduais ou federais, visando regulamentar a atividade dos institutos de pesquisa, saltou de 200 para 500, o que tem levado ao desespero o Comitê para Assuntos Governamentais da Casro (Council of American Survey Research Organizations), a mais representativa das entidades de classe do setor.
Principal ferramenta
Como na América praticamente não existem mais empresas sem o seu database (banco de dados), e como o telefone ainda é um das principais ferramentas dos pesquisadores, a legislação vem batendo duro na prática das ligações telefônicas não solicitadas.
Não perturbe
Em 20 Estados, a lei conhecida como "junk telephone bill" obriga as listas telefônicas a acrescentar um asterisco ao nome de todas as pessoas que não desejam receber chamadas, não só de pesquisadores como também de promotores de vendas.
Na Califórnia, uma lei estabelece que, para conversar via telefone com o consumidor, os pesquisadores e vendedores precisam se identificar previamente, declarar nome e endereço da sua empresa e pedir permissão para fazer uma oferta, uma entrevista ou, simplesmente, comunicar algo com objetivos promocionais.
Proibição fora da hora
E chamadas com essas finalidades não podem ser feitas após as 17h. Também, na Califórnia, são proibidas as pesquisas que envolvam "entertainers", o que significa que animadores e celebridades do rádio e da TV não podem conduzir pessoalmente enquetes ou outros tipos de consulta à população, a não ser que se prove antecipadamente que o público-alvo representa uma equilibrada composição de pessoas de diferentes raças, religiões, nacionalidades, faixas etárias etc.
Produtos médicos
No Estado de Nova York, é ilegal, sem prévia (e difícil) autorização dos órgãos de saúde, usar pessoas para testar produtos médicos ou farmacêuticos, mesmo os que podem ser vendidos sem receitas.
Leis em fase de aprovação
Por último, em vários Estados estão em fase de aprovação leis proibindo que as empresas de vendas ou de pesquisas por telefone utilizem ou divulguem sem prévia aprovação dos clientes (por mala direta, correio, telefone ou qualquer outro meio) dados pessoais ou profissionais dos seus cadastros.
Pesquisa X telemarketing
O grande desafio da Casro e dos seus lobistas frente a todo esse patrulhamento oficial tem sido o de monitorar o congresso e os órgãos governamentais de defesa do consumidor para que não confundam, como vem acontecendo, a atividade da pesquisa de mercado e de opinião com o telemarketing.
Tarefa complicada, uma vez que a saturação do consumidor americano em relação a tudo o que possa ser caracterizado como invasão da privacidade funciona como um convite irresistível para a crescente intervenção dos legisladores tanto no telemarketing quanto na pesquisa.

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