São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paris abre hoje nova temporada de desfiles

MARIANE COMPARATO
DE PARIS

Os desfiles da coleção de "prêt-à-porter" para a primavera-verão de 98 começam hoje em Paris. Durante 15 dias, 86 nomes, entre novatos e consagrados, apresentarão suas criações.
Os esperados desta estação são os novos estilistas, como Véronique Leroy, Martin Margiela -que na próxima temporada será o costureiro da Hermès-, a australiana Colette Dinnigan e o norte-americano Jeremy Scott. Este último, aliás, está sendo cotado para dirigir a marca italiana Versace.
Os jovens estilistas são os responsáveis pelas renovações de estilo na moda, sempre apostando no que é moderno.
Mas, certamente, o desfile mais esperado desta temporada é o da marca Chloé, que tem como estilista nada menos que Stella McCartney, filha do ex-beatle Paul McCartney. Todos estão curiosos para conhecer sua primeira coleção apresentada em Paris.
Os orientais continuam comparecendo em peso ao evento, encabeçados por Junya Watanabe, que assina a coleção de Comme des Garçons, Junko Shimada, Kenzo e Yohji Yamamoto.
Segundo a editora de moda da revista Elle francesa, Claudine Zanelli, os japoneses são muito evoluídos no plano da moda. "Não é marketing, mas a cultura oriental que eles possuem repercute no estilo que é próprio deles. Eles têm um senso de rigor, usam e abusam do minimalismo. A noção de cores está muito presente no trabalho."
Mas quem está roubando a cena é a turma que estudou na École des Beaux Arts d'Anvers, na Holanda. São nomes consagrados como Ann Demeulemeester e Dries Van Noten, mas também novos talentos como Dirk Van Saene, Dirk Bikkembergs e Martin Margiela.
Cada um com seu estilo, desde Ann, que só usa preto e branco, a Van Noten, que mistura o oriental da Índia com o rígido ocidental, tudo em cores belíssimas.
Milão
A temporada de desfiles em Milão se encerrou na última semana, apostando no nu. É esperar para ver qual será a tendência de Paris.
Donatella Versace fez uma homenagem póstuma ao irmão Gianni. No palácio da família na via Gesú, Donatella apresentou, dia 9, a última coleção que Versace havia começado a criar antes de sua morte. Na platéia, Muccia Prada, Giorgio Armani, Peter Gabriel, Luc Besson e Angelica Huston.
Guarde este nome: Narciso Rodriguez. O cubano roubou a cena em Milão e encantou a platéia.
Ele fez o vestido de casamento de Carolyn Kennedy e foi indicado para o prêmio de melhor talento jovem, no próximo dia 24, durante o Fashion Awards, nos EUA.

Texto Anterior: Coluna Joyce Pascowitch
Próximo Texto: Gilberto Gil contesta declaração à Folha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.