São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Visita de Clinton; Madeireiras asiáticas; Custos do Itamaraty; Tabelinha; Aposentadoria de parlamentar;

Visita de Clinton
"Concordo que a corrupção não seja exclusividade nossa, mas a grande diferença é que, noutros países, as leis e a Justiça não são marotas. Foram feitas para funcionar. O próprio Clinton, que está sendo processado em seu país, conhecerá o seu peso se for condenado."
Sebastião Cézar Pereira (São Paulo, SP)

Madeireiras asiáticas
"O governo encontrou a solução para o problema das queimadas ao chamar as madeireiras asiáticas para levar essa coisa que faz fumaça -a floresta- lá para a terra deles.
Aí, sim! Sem floresta, vai ficar mais fácil para as mineradoras estrangeiras levarem o minério. Livres da fumaça, ficaremos felizes com os buracos e com a malária. Para comemorar, faremos uma fritada de tucano e convidaremos FHC para falar sobre os neobobos e a soberania nacional. Maravilha!"
Armando Lucena (Manaus, AM)

Custos do Itamaraty
"Apreciaria imensamente saber -e creio que toda a sociedade também gostaria disso- quanto custa por ano o Itamaraty para o contribuinte e, comercial ou culturalmente, o que as embaixadas e consulados brasileiros acrescentam ao nosso PIB.
Outra curiosidade é saber se existe necessidade de consulado em uma cidade como Paris, onde o país já tem embaixada."
Antonio Gláucio Thomaz (Campo Grande, MS)

Tabelinha
"Desde os tempos de Xuxa e Pelé e Suzana e Ronaldinho não se via uma dupla como Débora e MST, com tanto 'sem'. Sem-terra, sem-roupa e principalmente sem-ética, tanto de um lado quanto do outro: Débora usa o MST para se promover e o MST expulsa Débora, em retaliação. Retaliação ou comissão não paga?"
Joel Lopes Trigo (Itapevi, SP)

Aposentadoria de parlamentar
"Vamos, Luís Eduardo, imite seu pai. Apresente uma emenda acabando com o privilégio da aposentadoria integral. Completando, peça também a extinção da imoral pensão vitalícia do presidente e dos governadores."
Jeromira Abreu, presidente do Sindicato dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Belo Horizonte, MG)

Indignação
"Mais uma vez, um escândalo na política brasileira terminou em pizza. Os três deputados acusados de vender o voto a favor da reeleição foram inocentados. Como se não fosse suficiente, em Santa Catarina, o governador escapou do impeachment.
Depois, quando a população e os meios de comunicação dizem que o nosso Congresso e os nossos políticos são imorais, desonestos e corruptos, eles reagem com indignação."
Victor Emanuel M.G. Diniz (Campinas, SP)

Dois blocos
"Cumprimento a Folha pelos excelentes textos de 5 de outubro, que, a meu ver, podem ser divididos em dois blocos: um com pessoas das quais nos orgulhamos e que, com seu trabalho, ajudam a construir este país (como Luiz Caversan, frei Betto, Antônio de Pádua Ribeiro e o 'Manifesto à nação' de entidades ligadas à imprensa).
Outro com pessoas que nos envergonham e nos causam indignação e repulsa: Agripino Lima, o deputado Paulo Lima (Unoeste) e Márcio Mesquita (Unimar), além da Coca-Cola e da Vale do Rio Doce, todos se locupletando com o mau uso de incentivos."
José Ruiz Talhari (São José do Rio Preto, SP)

Fogueiras
"D. Lucas Moreira Neves, presidente da CNBB, deve estar saudoso da época em que a igreja queimava as bruxas. Deve sonhar com uma grande fogueira, em praça pública, na qual Ruth Cardoso e Barbara Gancia seriam postas a arder. Aí, sim, sem nenhuma oposição, o alto clero dormiria feliz!"
Eleonora Menicucci de Oliveira (São Paulo, SP)

Comércio aos domingos
"Queremos chamar a atenção do papa e do sr. Fernando Henrique Cardoso a respeito da medida provisória que aprova a abertura do comércio aos domingos. Ela desrespeita não só direitos constitucionais, mas também os preceitos da igreja."
Tereza Lajolo, ex-vereadora (São Paulo, SP)

Sentença contra Maluf
"Os advogados do honrado Paulo Maluf não podem se queixar. Devem trabalhar até horas extras, tantos são os recursos que têm de impetrar contra as sentenças condenando o ex-prefeito por atos de incúria administrativa. Maluf foi agora condenado no STJ pela sua aventura maior: a Paulipetro. Será que nossa preclara Justiça livrará mais uma vez a cara do ilibado ex-prefeito?"
Caio Navarro de Toledo, professor de ciência política da Unicamp (Campinas, SP)

Nem um nem outro
"O 'Jornal Nacional' de 7 de outubro mostrou uma reportagem sobre jovens que procuram emprego e esbarram na falta de experiência.
Ora, e por que não há emprego para maiores de 40 anos, que acumulam experiência e não têm onde aplicar?"
Henrique Berkiensztat (São Paulo, SP)

Moeda nova, dívidas velhas
"Na era do real, não é a inflação que consome o meu dinheiro, são o desemprego e os juros bancários. A nova moeda não alterou o produto de meu orçamento familiar: dívidas. E, já que 'olhai por nossas criancinhas' é coisa de Deus, ONGs e afins, dai aos bancos, sr. FHC, o que é dos bancos."
Lúcia Benito da Silva Ricco (São Paulo, SP)

Múltis e educação
"Em 10 de outubro, deparei-me com uma notícia na qual não quis acreditar. Empresas, todas multinacionais poderosas, financiariam uniformes para alunos da rede pública em troca da divulgação do logotipo da empresa.
Percebi que a educação pública brasileira chegou realmente ao fundo do poço, pela incompetência de efetuar uma distribuição de renda justa por parte dos governantes, que permitisse aos próprios pais propiciar condições para que seus filhos pudessem frequentar as escolas públicas."
Maria Regina de Arruda Postigo (São Bernardo do Campo, SP)

Texto Anterior: Reformular as relações Brasil-EUA
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.