São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Taxco busca uma jazida de visitantes

Cidade vive das minas de prata

SYLVIA COLOMBO
DA ENVIADA ESPECIAL AO MÉXICO

Taxco (pronuncia-se tasco) podia muito bem estar situada entre as cidades mineiras de Ouro Preto e Mariana.
Incrustada numa montanha (a 1.755 metros acima do nível do mar), com arquitetura colonial, ruas estreitas e casas de paredes finas, Taxco deve sua existência à riqueza das minas de prata da região, exploradas intensamente durante os séculos 17 e 18.
Situada no norte do Estado de Guerrero, a cidade tem como principal atrativo turístico a venda de artesanatos de prata.
Inúmeras "tiendas" se estendem ao longo das tortuosas ruelas que levam ao centro da cidade, quase no topo da montanha.
É nesse centro que se encontra a igreja de Santa Prisca, construída entre 1751 e 1759 por José de la Borda. Borda descobriu a principal mina de prata da região e foi seu benfeitor por muito tempo.
A cidade preserva seu patrimônio arquitetônico, exigindo, por meio de leis municipais, que novas construções sigam o modelo das anteriores.
Ponto de Kombi
A igreja barroca tem uma fachada entre o cor-de-rosa e o vermelho, o que provoca um efeito interessante ao cair da tarde.
A praça principal da cidade leva o nome de Borda. Esse é o ponto de encontro dos habitantes (120 mil pessoas moram na cidade) e também o local onde se encontra a parada de "ônibus" mais importante (a frota municipal é toda formada por peruas Kombi).
Um intenso mercado acontece na estreita via formada pelas ruas Veracruz e San Nicolás, onde artigos de prata custam menos que nas lojas. Lá também são vendidos roupas e artigos de madeira.
É interessante visitar o museu Guillermo Spratling, que abriga a coleção arqueológica do professor homônimo. Ele chegou à região em 1930 e ensinou algumas técnicas de joalheria aos locais. Possuía reproduções de objetos olmecas e maias, hoje em exposição.
O clima é quase sempre bom, com temperatura média anual em torno dos 24°C.
Os principais restaurantes encontram-se ao redor da praça principal.

Texto Anterior: Boxeadores tentam nocautear entressafra
Próximo Texto: PACOTES PARA O MÉXICO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.