São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa foi criado pela OMT

DA REPORTAGEM LOCAL

O programa de municipalização do turismo foi criado pela OMT (Organização Mundial do Turismo), na Espanha, e sua metodologia foi adaptada ao Brasil, onde foi implantada em 95, mas "decolou" somente no ano passado, segundo o presidente da Embratur.
Caio Luiz de Carvalho afirma que já existem 1.300 monitores treinados para implantar o sistema nos municípios. A Embratur conta com a ajuda de entidades como o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
O principal objetivo do programa, segundo o "Manual de Municipalização do Turismo", é promover o desenvolvimento da região sem deteriorar os recursos naturais e culturais ou afetar a qualidade de vida da comunidade.
O sistema não está sendo implantado nas capitais.
A coordenadora nacional do projeto explica que os municípios passam por quatro fases distintas, todas acompanhadas por monitores treinados para o programa.
Primeiro, as populações são conscientizadas e treinadas por meio de oficinas. Depois, a comunidade é organizada para criar o Conselho Municipal de Turismo, que ajuda nas decisões e projetos.
Em seguida, esse conselho, os monitores e a sociedade local formulam um plano de desenvolvimento turístico.
A quarta etapa é o desenvolvimento desse plano com acompanhamento da Embratur.

Texto Anterior: Conheça as cidades
Próximo Texto: Projeto leva interiorano a museus de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.