São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem é Conselheiro

ACÁCIA RIOS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Antônio Vicente Mendes Maciel (1830-1896), ou simplesmente Conselheiro, foi o mais famoso beato brasileiro. Cearense de Quixeramobim, tinha cerca de 40 anos quando iniciou sua vida de peregrino.
Nesse período, construiu igrejas, capelas, muros de cemitérios e pequenos açudes nas localidades por onde passava. Percorreu Pernambuco, Alagoas e Sergipe, mas foi na Bahia que ele permaneceu por mais tempo e onde realizou obras e ganhou notoriedade.
A cidadela de Canudos, que antes era uma fazenda abandonada e passagem de tropeiros para as cidades vizinhas, cresceu vertiginosamente num curto espaço de tempo devido ao carisma de Conselheiro.
Seus seguidores viam em Canudos a possibilidade de viver distante da opressão e da fome, já que o peregrino preconizava "barrancas de cuscuz e rios de leite".
No fim de dois anos de fundação de Canudos, os atritos começaram.
A economia comunitária e a resistência de Conselheiro em acatar leis, como a do casamento civil e a separação entre Igreja e Estado, fez com que ele se tornasse uma ameaça ao novo regime. Era preciso, então, acabar com Canudos para que outros não seguissem o mesmo exemplo.
(AR)

Texto Anterior: Trilha de beato descortina sertão baiano
Próximo Texto: Canudos original está debaixo de açude desde 68
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.