São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 1997
Texto Anterior | Índice

Canudos original está debaixo de açude desde 68

ACÁCIA RIOS

free-lance para a Folha
Do município de Uauá, uma estrada de chão de 157 km leva Juazeiro da Bahia. Antônio Conselheiro nada construiu nessa cidade, mas era de Juazeiro que vinham os produtos para serem comercializados no arraial de Canudos. A estrada de chão era rotineira para os conselheiristas.
Em 1896, Conselheiro encomendou madeira para finalizar a construção da igreja Nova, em Canudos, e pagou antecipadamente. Mas a madeira não chegou na data combinada. Conselheiro mandou alguns de seus seguidores para retirar a encomenda.
Ao tomar conhecimento disso, o juiz Arlindo Leone enviou telegrama ao governador da Bahia que acusava beato e seguidores de desordeiros, bandidos e facínoras e dizia que eles iriam atacar a cidade.
Isso porque, quando esse juiz ocupava o mesmo posto em Bom Conselho (atual Cícero Dantas), foi enfrentado por Conselheiro no episódio em que o líder queimou editais da República, motivo pelo qual Arlindo Leone foi transferido para Juazeiro, onde novamente enfrentou situação semelhante.
A curva do rio
O açude do Cocorobó é o ponto final. Represado pelas águas do rio Vaza Barris no ano de 1968, o açude inundou a segunda cidade de Canudos, que foi construída sobre os escombros da outra na década de 10. A primeira Canudos, de Antônio Conselheiro, foi destruída pelo fogo que o Exército lançou sobre a "vergonha" do Brasil.
Hoje, há uma terceira Canudos, a 17 km da original. Esta última se originou na década de 60, quando a população teve de sair do local para que o DNOCS (Departamento Nacional de Obras contra as Secas) desse continuidade aos trabalhos de desvio do curso do rio.
Atualmente dá para o visitante ter uma idéia do que foi a guerra no Parque Estadual de Canudos. Criado pela Uneb (Universidade Estadual da Bahia) em 1987 para levar o turismo à região, só agora é possível visitá-lo.
Bode
Ao atravessar o portal que dá acesso ao interior do parque, você chega ao alto do Mário, à fazenda Velha, ao vale da Morte e ao vale da Degola. Esses locais foram pontos onde o Exército instalou trincheiras durante a guerra.
Ao fazer essa viagem, o visitante entra nos hábitos do sertanejo. O café da manhã é um tanto reforçado: cuscuz com ovos ou carne de bode, o prato mais típico da região. Em qualquer cidade você encontra o bode assado, frito ou cozido, ou ainda a famosa buchada, que é a especialidade dos moradores e donos de bar.
(AR)

Texto Anterior: Saiba quem é Conselheiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.