São Paulo, terça-feira, 14 de outubro de 1997
Próximo Texto | Índice

Expomilk reúne elite do gado de leiteiro

SEBASTIÃO NASCIMENTO
EDITOR INTERINO DO AGROFOLHA

A partir do próximo dia 20, segunda-feira, a Expomilk, maior feira de gado leiteiro da América Latina, estará mostrando em São Paulo vacas que conseguem produzir 70 litros de leite ao dia e que chegam a valer mais de US$ 50 mil.
A Expomilk, no entanto, não traduz a realidade da pecuária nacional, cuja média de produção vaca/dia não consegue ultrapassar os três litros de leite há anos e é uma das mais baixas do mundo.
"A feira mostra a alta qualidade do rebanho seletivo do país, com vacas do mesmo nível das do Primeiro Mundo. Apresenta também técnicas de ponta, como transferência de embrião, que aceleram o padrão do rebanho e levam as vacas a produzirem mais."
Quem explica é Rodolfo Alonso, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa, que promove a Expomilk junto com as entidades que representam as raças jérsei, pardo-suíço e girolando.
Segundo ele, a exposição, entre outras finalidades, exerce uma função pedagógica.
"Quem for ao Agrocentro, local da Expomilk, vai poder aprender, por exemplo, sobre técnicas de manejo e aprimoramento genético sofisticados, usados em fazendas avançadas tecnologicamente."
São esperadas 1.100 vacas para os julgamentos e os quatro leilões.
Pelo menos 70 estandes de empresas irão apresentar novidades, que vão da área de veterinária, rações e inseminação artificial até à área de informática.
Este ano, os organizadores decidiram pelo retorno dos leilões, que haviam sido suspensos em versões anteriores da Expomilk.
Eles esperam um faturamento de R$ 3 milhões, resultado da venda de animais e da comercialização de produtos nos estandes.
A internacionalização da economia, ao mesmo tempo em que faz aumentar a competitividade e leva as fazendas que produzem pouco leite a literalmente fechar as suas porteiras, está atraindo maior número de pecuaristas de outros países para a Expomilk.
Já confirmaram presença representações de 16 países, entre eles os do Mercosul, mais os EUA, a Holanda, a França, a Hungria, a Dinamarca, o Japão etc.
Criticado por alguns veterinários e defendido por fazendeiros, o Torneio Leiteiro Miss Leite B troca seu nome para Torneio Leiteiro Miss Leite Brasil, com a proposta de ser mais abrangente e levar ao Agrocentro vacas de produção superior aos 70 litros de leite/dia.

EXPOMILK -De 20 a 25 de outubro, no Agrocentro, em São Paulo. Informações tel. (011) 831-0188.

Próximo Texto: Volume é recorde, mas pequeno está insatisfeito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.