São Paulo, terça-feira, 14 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Volume é recorde, mas pequeno está insatisfeito

DA REDAÇÃO

A Expomilk começa e o pecuarista fica sabendo que o país bateu um novo recorde na produção de leite em 97.
A captação total de leite até dezembro próximo deve atingir 20,3 bilhões de litros, volume 1,3 bilhão superior aos 19 bilhões de litros do ano passado.
Os números são da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Leite Brasil), antiga associação de leite B, e ainda não foram oficialmente divulgados.
Apesar de o volume de leite captado ter sido maior que o de 96, não são todos os produtores que podem comemorar, diz Sebastião Teixeira Gomes, professor da Universidade Federal de Viçosa (MG).
Segundo ele, a produção de leite no país é assimétrica. "Produtores de até 50 litros/dia correspondem a 50% do número total de pecuaristas e respondem por apenas 10% da produção brasileira." Para esses, o ano foi "péssimo e eles continuam reclamando de preços".
Na outra ponta, estão os que produzem mais de 200 litros/dia. Eles são apenas 10% do total de produtores, mas respondem por 50% da produção nacional. "Para esses, o leite é um bom negócio".

Texto Anterior: Expomilk reúne elite do gado de leiteiro
Próximo Texto: Programação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.