São Paulo, terça-feira, 14 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rupia da Indonésia sofre nova onda de ataque especulativo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

As divisas do Sudeste Asiático perderam terreno outra vez ontem, arrastadas pela queda da rupia da Indonésia.
A rupia sofreu nova onda de ataque especulativo depois que o governo resolveu reavaliar a sua dívida de longo prazo. Foram divulgados também detalhes de um plano de salvamento econômico, que não inspiraram confiança entre os investidores.
A rupia da Indonésia já perdeu aproximadamente 40% de seu valor com relação ao dólar desde o dia 1º de julho. Ontem a queda foi de mais 7,6% nas primeiras operações do dia, sendo cotada a 3.615 rupias por dólar, fechando depois a 3.465 (na última sexta-feira a cotação era de 3.360 por dólar).
Na esteira da desvalorização, o ringit da Malásia perdeu 3,2%, o baht tailandês caiu a 35,90 por dólar (era cotado a 35,60 na sexta-feira) e o dólar de Cingapura baixou a 1,5380 por dólar (estava a 1,5330 no fechamento dos mercados na sexta-feira).
A maior exceção entre as moedas da região foi o peso filipino, que teve uma valorização de 2,1%, chegando a 32,79 pesos por dólar norte-americano (depois de fechar a 33,52 na semana passada).
A nova onda de desvalorizações cambiais minou ainda mais a confiança dos investidores, que estavam um pouco mais confiantes na semana passada quando ocorreu um princípio de valorização das moedas e nas Bolsas.
Estima-se em apenas US$ 90 milhões as vendas feitas ontem pelo Banco Central das Filipinas, o que indica maior confiança no país.

Texto Anterior: A visita de Clinton
Próximo Texto: O protecionismo americano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.