São Paulo, terça-feira, 14 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lesão cerebral altera sotaque

The Daily Telegraph
de Londres

DO "THE DAILY TELEGRAPH"

O jornal relata casos de uma rara lesão cerebral em que uma pessoa vê seu sotaque profundamente alterado de uma hora para outra sem uma explicação aparente. Segundo o diário britânico, em um dos casos mais recentes, uma escocesa acordou certo dia com um pronunciado sotaque sul-africano. A anomalia só foi corrigida após meses de reeducação.
O "Telegraph" descreve outros casos, entre eles, o de um britânico que adquiriu um sotaque mexicano, o de um tcheco que começou a falar sua língua materna como se fosse um polonês, e o de um português que adquiriu entonações de um chinês.
Segundo médicos e psicólogos, o fenômeno -conhecido como síndrome do sotaque- deve-se a pequenas lesões cerebrais causadas por um leve derrame ocorrido durante o sono.

Texto Anterior: Polícia espanhola acha 12 granadas em museu; Chineses propõem diálogo a Taiwan; Justiça francesa proíbe livro acusando Léotard
Próximo Texto: Comunistas voltam atrás e apóiam governo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.