São Paulo, terça-feira, 14 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Começa temporada de desfiles em Paris

MARIANE COMPARATO
DE PARIS

Começou ontem em Paris a estação de desfiles prêt-à-porter das coleções para a primavera-verão 98. O dia começou com novatos como a estilista francesa Isabelle Ballu e terminou como as grifes Costume National e Dirk Bikkembergs.
Costume National escolheu o bairro boêmio de Pigalle para apresentar sua coleção, entre casas noturnas e sex shops.
Assimetria foi a linha diretiva do desfile. As cores, sóbrias: muito preto, cinza cintilante e preto acetinado com brilho azul. As calças são justas e colantes.
O comprimento das saias varia bastante. Elas são curtíssimas ou ficam na altura do joelho. As babuches, fechadas na frente e abertas atrás.
Já Dirk Bikkembergs escolheu o chiquérrimo Grand Hôtel, no Boulevard des Capucines, para mostrar sua coleção primavera-verão 98.
O estilista belga vem da escola que está desovando os novos talentos mais consagrados do mundinho, a École des Beaux Arts d'Anvers, na Holanda.
As cores também são sóbrias, como preto -às vezes mesclado com azul, verde e vinho-, marrom e verde musgo, alternadas com conjuntos brancos. Roupas escuras contrastadas com sandálias de couro branco. Calça, só de cintura baixa.
O estilista abusou do trançado quadrado: em vestidos, tops, saias e até nos sapatos. As modelos desfilavam em uma passarela quadrada. Os paletós são presos em apenas um lugar, com corrente. Ombros de fora e fendas abissais nas costas. Tudo em vinil, acetinado ou em malha fina.
Mas o destaque do dia foram as novas peças apresentadas pelo francês Yves Saint-Laurent. Em sua coleção, havia até uma homenagem à Marilyn Monroe, com um traje semelhante ao usado pela atriz no filme "O Pecado Mora ao Lado".

Texto Anterior: Cientista acusa estudo da Nasa de ser desonesto
Próximo Texto: EUA vigiam a radiação da sonda Cassini
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.