São Paulo, quarta-feira, 15 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo revela o 1º primata a ser bípede

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Paleontólogos espanhóis anunciaram ontem que a primeira espécie de primata bípede foi o Oreopithecus bambolii, um orangotango de aproximadamente 1,10 m e 32 kg. Ele já andava ereto entre 9 e 7 milhões de anos atrás, aproximadamente 3 milhões de anos antes que o primeiro hominídeo conhecido, o Australopithecus homo, segundo Salvador Moyá e Maika Kohler, cientistas do Instituto de Paleontologia Crusafont, de Sabadell, na Espanha.
"A pesquisa revela que andar sobre dois pés não é uma característica exclusivamente humana", afirmam os autores do estudo, que vai ser publicado na revista norte-americana "Proceedings of the National Academy of Science".
Moyá e Kholer estudaram fósseis de Oreopithecus descobertos no final do século passado em minas de carvão da Toscana, na Itália. Apesar de ser bípede, o Oreopithecus bambolii andava de forma diferente que à do homem devido à estrutura de seus pés e da sua bacia, explica Maika Kohler.

Texto Anterior: Cosmonauta russo chega hoje ao país
Próximo Texto: Rainha vê local de massacre colonial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.