São Paulo, quinta-feira, 16 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Discurso trata de educação e Internet

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

No discurso na Vila Olímpica da Mangueira, o presidente Bill Clinton prometeu novas parcerias entre o Brasil e os Estados Unidos nas área de educação e tecnologia. Disse ainda que educar as crianças é a melhor forma de mantê-las longe da criminalidade.
Ele afirmou saber que o projeto da Vila Olímpica reduziu a criminalidade entre jovens na comunidade e elogiou o trabalho, mantido com o apoio da iniciativa privada e dos governos.
"Queremos manter nossas crianças longe das drogas. Vocês estão provando que, se nós, autoridades, cumprimos nosso dever, crianças de todas as Américas vão ter um futuro melhor, em igualdade de condições", afirmou.
Clinton disse que, em sua passagem por São Paulo, manteve contatos com empresários norte-americanos e incentivou a concretização de novos projetos de financiamento na área de educação.
Oportunidade
"Sei que é difícil para vocês, garotos, ficarem ao sol, ouvindo o discurso de uma pessoa mais velha. Mas nós estamos aqui porque não pretendemos parar até que todas as crianças do Brasil e da América tenham as oportunidades que vocês têm", afirmou.
Clinton disse que a educação é fundamental para o desenvolvimento econômico dos países e para a satisfação de necessidades básicas do ser humano.
"A educação é vital para manter a equanimidade entre os povos, para garantir a igualdade de condições. Não queremos perder uma só criança", afirmou.
Clinton citou Pelé como um craque de futebol e elogiou seu colega brasileiro. "O presidente Cardoso mostra para todos que a única dívida real do Brasil é para com as crianças que estão fora da escola", afirmou.
Internet
Referiu-se também ao convênio firmado entre os governos do Brasil e dos EUA na área de tecnologia. Clinton e um grupo de alunos do Ciep (Centro Integrado de Educação Pública) Nação Mangueirense conversaram, pela Internet, com estudantes da escola norte-americana Hilton High School. O bate-papo virtual foi a primeira atividade do convênio.
Jamile Villaça, 17, aluna do Ciep, nunca tinha acessado a Internet antes da visita de Clinton. O presidente dos EUA disse a ela que desejava que outros estudantes norte-americanos pudessem conhecer a Vila Olímpica.
A universitária Flávia Peçanha, 20, saudou Clinton no palanque. Ela foi escolhida por ter sido a primeira aluna do Ciep a conseguir entrar numa universidade pública. Flávia cursa história na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
(FE)

Texto Anterior: Clinton faz gol de pênalti, toca tamborim e beija crianças no Rio
Próximo Texto: Projeto atinge 4 mil crianças
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.