São Paulo, quinta-feira, 16 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresário quer implantar a Alca "tão cedo quanto possível"

"Ou enfrentamos a competição estrangeira ou morremos"

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

Ao apresentar o discurso do presidente Bill Clinton a empresários, ontem, no Memorial da América Latina, em São Paulo, o presidente da Câmara Americana de Comércio de São Paulo, Daniel Miller, defendeu a formação "tão cedo quanto possível" da Alca.
Disse que, ao solicitar a "fast track" (via rápida) ao Congresso norte-americano, o presidente Clinton endossou o processo de comércio livre nas Américas.
"Aplaudimos sua iniciativa e prometemos nossa ajuda e apoio para que essa legislação seja aprovada", afirmou Daniel Miller.
Ele disse não ser a favor dessa ou daquela estrutura burocrática específica, nem desse ou daquele prazo de negociações para a Alca. Mas afirmou que o comércio livre, adequadamente estruturado, é bom para todos, porque traz prosperidade, investimentos, empregos e a oportunidade para a melhoria do padrão de vida.
Depois dessas palavras, que soaram como música aos ouvidos de Clinton, Miller fez, porém, uma ressalva ao seu canto liberalizante.
Ele disse que a Câmara de Comércio compreende a necessidade de alguns setores industriais brasileiros de mais tempo para se adaptar à eliminação das barreiras alfandegárias nas Américas.
Mundo globalizado
Mas insistiu que esse período deve ser breve. "Ou enfrentamos a competição estrangeira ou morremos. E estamos absolutamente convencidos de que não há outra saída. Gostemos ou não, vivemos num mundo globalizado."
Miller disse que as empresas brasileiras não têm escolha: ou enfrentam esse mundo, passando a fazer parte dele, ou tentam se esconder atrás de barreiras até desaparecerem.

Texto Anterior: A Folha de ontem na opinião do leitor
Próximo Texto: Imposto do mal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.