São Paulo, quinta-feira, 16 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Calor de 34,6°C é o maior de SP em 3 anos

FABIO SCHIVARTCHE
DA REPORTAGEM LOCAL

Os 34,6°C registrados ontem à tarde marcaram o novo recorde de calor dos últimos três anos na cidade de São Paulo.
Segundo o 7º distrito do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a mesma temperatura foi anotada no dia 13 de outubro de 1994. O recorde anterior de 97 era de 34°C, no dia 9 de setembro.
A medição do Inmet é feita na sombra, no Mirante de Santana (na zona norte de São Paulo), uma região alta da cidade.
Segundo os meteorologistas, a temperatura sob o sol, no centro da cidade (região mais baixa e com muito concreto), costuma ser até 5°C mais alta -o que elevaria a máxima de ontem para quase 40°C, caso houvesse medição no Vale do Anhangabaú, por exemplo.
O recorde histórico da capital é de 35,3°C, registrado pelo Inmet em outubro de 1985. As medições do instituto começaram em 1943.
Alívio
Segundo o meteorologista Ernesto Alvin, responsável pelo banco de dados do Inmet, o calor em São Paulo deve diminuir a partir de sexta-feira, com a presença de uma frente fria que está no Rio Grande do Sul.
Apesar de a massa polar estar se deslocando em direção ao oceano, o meteorologista diz que ela ainda deve atuar na região Sudeste nos próximos dias, diminuindo as temperaturas e, possivelmente, causando chuvas.
Alvin afirmou que o novo recorde de temperatura é explicado pela presença de uma massa de ar tropical que estacionou na região Sudeste.
"A circulação da frente fria no Rio Grande do Sul favorece a presença da massa quente sobre São Paulo", disse Alvin.
El Niño
Alvin lembra que os meteorologistas aguardam para este ano um verão mais quente do que a média por causa da influência do El Niño (fenômeno de aquecimento das águas do oceano Pacífico que altera o clima em diversas regiões do planeta). O El Niño costuma trazer chuva para o Sul e causar seca no Nordeste brasileiro.
"É provável que o calor deste ano bata o recorde histórico da cidade".

Texto Anterior: Incêndio mata 2 e fere 30 na Bahia
Próximo Texto: Calor de 34,6°C é o maior de SP em 3 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.