São Paulo, quinta-feira, 16 de outubro de 1997
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Folha obtém certificado ISO de qualidade

DA REPORTAGEM LOCAL

A Folha obteve o certificado de qualidade ISO 9002, do BVQI (Bureau Veritas Quality International), órgão internacional escolhido para ser o certificador.
O diploma é o resultado de um programa implantado pela Folha em março de 94 e que contou com o apoio da consultoria Croft e Croft, especializada em sistemas de qualidade.
"A certificação foi mais um esforço, um esforço organizado, para definir as prioridades da Folha com o leitor", diz Judith Brito, diretora de recursos humanos e do departamento jurídico do jornal.
Dentro dessas prioridades, destaca-se a satisfação dos leitores e anunciantes. Ou seja, o esforço para entregar um produto com as melhores características físicas, cumprir os prazos de entrega e manter a linha editorial definida pelo jornal.
Judith Brito considera que o esforço para conseguir o ISO 9002 serviu ainda para "homogeneizar os procedimentos nas diversas áreas".
O certificado abrange um total de 33 áreas da Folha, incluindo redação, as sucursais de Brasília e do Rio de Janeiro, as áreas de impressão, distribuição e venda de jornal.
Auditoria
O processo de certificação incluiu uma auditoria realizada durante uma semana, no mês de agosto, por 15 profissionais do BVQI. Como o BVQI é um órgão internacional, a certificação conseguida pela Folha será reconhecida por um organismo que reúne entidades certificadoras dos EUA (RAB) e da Alemanha (TGA).
A partir da certificação o BVQI vai realizar auditorias semestrais, que servirão para aferir a continuidade do programa de qualidade, diz Alberto Bocco, gerente de desenvolvimento de recursos humanos e qualidade.
Amostragem
A primeira dessas auditorias, diz Bocco, já foi marcada e deve acontecer em fevereiro de 98.
"Será feita uma auditoria por amostragem para verificar se os procedimentos definidos estão sendo seguidos corretamente."
Para ampliar o conhecimento dos funcionários a respeito do programa de qualidade, foram impressas quatro edições de um jornal em formato tablóide, com tiragem média de 3.500 exemplares cada e de circulação interna.
Nos próximos dias, uma campanha publicitária, desenvolvida pela W/Brasil, será divulgada, comemorando a certificação.

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