São Paulo, quinta-feira, 16 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucos momentos salvam 'Career Girls'

Filme de Mike Leigh fica previsível

OLIVIER SÉGURET
DO "LIBÉRATION"

Alguns bons momentos povoam, espaçadamente, "Career Girls", novo flime do diretor Mike Leigh. Mas, de tão esparsos, essas bons elementos acabam por se anular. O primeiro deles é a interpretação: fatalidade inglesa da qual Katrin Cartlidge e Lynda Steadman, nos papéis de Hanna e Annie, fazem uma variação aguda.
O segundo, os diálogos: trocadilhos e comentários venenosos com os quais Hanna metralha os que estão à sua volta e que são a origem de saborosas gargalhadas.
Por trás dessas duas boas atrizes a serviço de um bom texto, procura-se o filme que Mike Leigh pretendeu fazer, mas acabou perdido em conjecturas.
Sistematicamente arquitetado, "Career Girls" mostra as lembranças de duas amigas que dividiram um apartamento em Londres à época da faculdade. Uma fazia letras, a outra, psicologia. Reencontram-se alguns anos mais tarde, durante um fim-de-semana.
Bastante diferentes, tanto no físico como no moral (Hanna é sensual, violenta, engraçada, nervosa; Annie, recatada, passiva, doce, chega a ser chata), irão rever os caminhos que percorreram desde a juventude e analisar o que as aproxima, apesar das aparências.
Sucessão alternada de "flash-backs" cronometrados e sequências atuais, o filme avança sob uma previsibilidade morna que leva a etapas psicológicas segundo um calendário pré-estabelecido: família, trabalho, sexo etc.
São muitos os capítulos em que as duas amigas irão analisar suas diferenças, fazer balanços pessoais ou se observar mutuamente, como em um espelho deformador.
Nesse desenrolar, a história perde rapidamente todo o mistério, apesar das tentativas pouco convincentes que Leigh faz para tirar o filme de seu caminho mais óbvio.
Mas, em nenhum momento, o cineasta dá qualquer sinal de alento à direção. "Career Girls", sobre uma trama e princípio prometedores, permanece desesperadamente correto, enfadonho, polido.

Texto Anterior: Edição comemora 10 anos da 'Premiere'
Próximo Texto: SP não terá apresentação neste ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.