São Paulo, quinta-feira, 16 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Música erudita ganha Clube do CD Raro

WILLIAM LI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Se gravações de Karajan, Serkin, Menuhin, Brendel, Karl Bõhm e outros grandes mestres da música erudita são difíceis de ser encontradas, o que dizer daqueles que foram os mestres desses mestres e caíram no esquecimento das novas gerações, como Cortot, Bruno Walter, Furtwãngler, Stokowski, Toscanini e Bidu Sayão, para citar alguns dos mais influentes?
Para resgatar a memória desses gigantes, a empresária Anna Maria Lobo, da AM Letras-Produções Culturais e Artísticas S/C Ltda, está lançando no Brasil o selo norte-americano Music & Arts Programs of America Inc., especializado na remasterização de gravações raras.
A Music & Arts pertence a uma entidade sem fins lucrativos e, depois de um amplo trabalho de garimpo musical, conseguiu remasterizar em CDs gravações disponíveis apenas em 78 rotações ou que nunca foram comercializadas.
Para sua divulgação no Brasil, Anna Maria Lobo inaugura dia 13, em São Paulo, o Clube do CD Raro, que distribuirá entre seus sócios três CDs da Music & Arts por mês. Os sócios pagarão R$ 20 de inscrição e mais R$ 60 por mês.
"Evidentemente, essas gravações não se destinam ao neófito, mas a quem já conhece bem o repertório erudito e quer comparar diferentes estilos de interpretação", afirma a empresária.
Os CDs serão escolhidos por um corpo de consultores, que incluem o jornalista José Roberto Prazeres, ex-diretor de programação da Rádio Cultura FM, e o produtor cultural Celso Curi, além de Anna Maria. O coquetel de inauguração, no qual interessados poderão se associar, será no restaurante Nabucco, em Higienópolis, às 19h.
Dentre as raridades do catálogo da Music & Arts, estão todos os 78 rotações registrados por Guiomar Novaes entre 1919 e 1927; "Rigoletto" de Verdi, com Jussi Bjõrling e Enzio Pinza; as sinfonias nº 1 e nº 4 de Beethoven, regidas por Furtwãngler, seguidas de uma entrevista à BBC; além da série "Wartime German Radio Recordings", com gravações de Rother frente à Filarmônica de Berlim em 1944.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (011) 280-3216 e 3061-3004. Inscrições são aceitas pelo fax (011) 814 0310.

Texto Anterior: Trabalho concilia o inconciliável
Próximo Texto: Próximos lançamentos do Clube do CD Raro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.