São Paulo, quinta-feira, 16 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nobel de Física e de Química vão para 6 cientistas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Academia Real de Ciências da Suécia anunciou ontem os nomes dos ganhadores do Prêmio Nobel de 1997 nas modalidades de Física e Química. A cada uma delas corresponde uma premiação em dinheiro no valor de US$ 990 mil.
Dois cientistas norte-americanos e um francês receberam o Nobel de Física por terem desenvolvido métodos de resfriamento e aprisionamento de átomos com raio laser (leia texto ao lado).
Os três pesquisadores premiados foram Steven Chu, da Universidade de Stanford, na Califórnia, William Phillips, do Instituto Nacional de Padronizações e Tecnologia, de Maryland, e o francês de origem argelina Claude Cohen-Tannoudji, do Colégio da França e da Escola Nacional Superior, de Paris.
O Nobel de Química deste ano foi concedido a um norte-americano, um britânico e um dinamarquês pelo seu trabalho com enzimas (proteínas especiais) que atuam no processo de produção de energia no interior das células.
Os três pesquisadores vencedores do Nobel de Química são Paul Boyer, da Universidade da Califórnia (EUA), John Walker, do Laboratório de Biologia Molecular do Conselho Médico de Pesquisa, de Cambridge (Reino Unido), e Jens Skou, da Universidade de Aarhus (Dinamarca).
Metade dos US$ 990 mil correspondentes ao Nobel de Química deve ser repartida entre Paul Boyer e John Walker, que explicaram a atuação da enzima ATP-sintetase na produção da molécula de adenosinatrifosfato, ou ATP (leia texto ao lado).

Texto Anterior: ILUSTRAÇÃO: O LANÇAMENTO E O TRAJETO DA MISSÃO CASSINI-HUYGENS
Próximo Texto: Laser é utilizado para manipular átomos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.