São Paulo, quinta-feira, 16 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Laser é utilizado para manipular átomos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os cientistas Steven Chu, William Phillips, e Claude Cohen-Tannoudji receberam o Nobel de Física de 1997 por seu trabalho de desenvolvimento de métodos de resfriamento e aprisionamento de átomos com laser.
Seus trabalhos podem trazer avanços na navegação espacial, no desenvolvimento de relógios atômicos mais precisos que os atuais e no uso de "pinças ópticas" ou no de laser atômico na medicina.
"Pode-se usar esse feixe de laser atômico não apenas na microscopia de partículas, mas também para trabalhar com o DNA (material genético) das células", explicou Carl Nordling, professor de Física Atômica e Molecular na Universidade de Uppsala (Suécia). "O trabalho iniciado pelos três pesquisadores em 1985 representa uma ruptura na teoria e na prática dessa área da física", informou a Academia Real Sueca de Ciências.
Os pesquisadores conseguiram, usando laser, resfriar gases a temperaturas bem próximas a -273°C. A essa temperatura, chamada "zero absoluto", a agitação molecular pára. O laser funciona como um líquido espesso, no qual os átomos se movem mais lentamente. Os átomos resfriados foram aprisionados em vários tipos de "armadilhas". Isso permitiu aos pesquisadores estudar os átomos individualmente com grande precisão, determinando sua estrutura. O estudo contribuiu para "o conhecimento da interação entre matéria e radiação", disse a academia.

Texto Anterior: Nobel de Física e de Química vão para 6 cientistas
Próximo Texto: Estudo mostra novas enzimas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.