São Paulo, quinta-feira, 16 de outubro de 1997
Texto Anterior | Índice

Após quebrar a barreira do som, britânico bate recorde

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O carro a jato britânico Thrust Supersonic estabeleceu ontem o novo recorde mundial de velocidade em terra, o primeiro acima da barreira do som, disseram membros da equipe. O piloto Andy Green registrou uma velocidade média de 1.220,856 km/h em duas passagens na pista do deserto de Black Rock, Nevada (oeste dos EUA). O recorde anterior, de 1.142 km/h, era do próprio Green, registrado na mesma pista, em 25 de setembro último.
Green, da Força Aérea Real britânica, já tinha se tornado o primeiro piloto a quebrar a barreira do som em terra, na segunda-feira, andando a 1.222,7 km/h. Mas o tempo não foi registrado oficialmente como recorde porque, de acordo com as regras do automobilismo, é preciso atingi-lo na média de duas passagens num intervalo máximo de 60 minutos. A segunda passagem na segunda-feira ocorreu depois de 61 minutos.
Ontem o carro negro, impulsionado por dois motores do caça Phantom, chegou a 1.214,933 km/h em sua primeira passagem, de acordo com o Automóvel Clube dos EUA. Depois de 55 minutos, marcou 1.226,574 km/h. "Nós acabamos de conquistar um objetivo de muitos anos", disse o chefe da equipe, Richard Noble.
A velocidade do som é variável. Nas condições do deserto de Nevada é de cerca de 1.200 km/h.

Texto Anterior: Estudo mostra novas enzimas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.