São Paulo, quinta-feira, 16 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo mostra novas enzimas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

As pesquisas premiadas como o Nobel de Química de 1997, realizadas pelo norte-americano Paul Boyer, pelo britânico John Walker e pelo dinamarquês Jens Skou, poderão ajudar no futuro a desenvolver tratamentos contra úlceras do estômago e de outras doenças.
Boyer explicou como a ATP-sintetase atua na produção da molécula de ATP. Na célula, os nutrientes são quebrados e a energia produzida é armazenada na forma de ATP.
Walker e outros pesquisadores de sua equipe estabeleceram a estrutura dessa enzima e confirmaram os experimentos de Boyer.
Skou deverá receber a outra metade do prêmio pela descoberta de uma enzima, localizada na superfície dos neurônios, que atua no transporte de sódio e potássio para o interior dessas células.
Esse processo, conhecido como bomba de sódio e potássio, está ligado à transmissão de impulsos nervosos e consome energia (moléculas de ATP).
A molécula de ATP funciona como um depósito de energia em células.

Texto Anterior: Laser é utilizado para manipular átomos
Próximo Texto: Após quebrar a barreira do som, britânico bate recorde
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.