São Paulo, sexta-feira, 17 de outubro de 1997 |
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Brasil pavimenta caminho para a UE
JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO
Por tabela, será uma ligação rodoviária com a União Européia. A estrada liga o sul do Amapá a Caiena. A reforma da rodovia, hoje intransitável, vem sendo negociada pelos governos francês e brasileiro desde julho. Neste mês, ganhou status de obra estratégica, com acompanhamento da Secretaria de Assuntos Estratégicos. Outros 217 quilômetros, entre Tracajatuba e Calçoene, ainda permanecerão em terra. O DNER considera o trecho transitável na maior parte do ano. O custo total da obra seria de R$ 130 milhões. A previsão é que os trechos de ambos os lados da fronteira estejam prontos para tráfego de veículos no primeiro semestre de 2000. Num primeiro momento, o caráter estratégico da estrada parece estar mais ligado à sua simbologia do que à praticidade. A rodovia despertou o interesse do governo americano. Funcionários da embaixada dos EUA, ao ficarem sabendo do acordo com a França, procuraram mais informações sobre a BR-156. Com um déficit bilionário em sua balança comercial, os EUA têm na Alca uma de suas prioridades para intensificar o comércio com os outros países do continente. O Brasil, por sua vez, tem obstado a aceleração da implantação da área de livre comércio. Embora haja, por ora, pouca mercadoria a transportar do Amapá para a Guiana, a justificativa da obra ressalta que ela é importante para o zoneamento ecológico da região e para a formação de um eixo de desenvolvimento econômico ao longo da rodovia. Texto Anterior: Embaixador elogia visita Próximo Texto: Fim de cotas para açúcar reduziria déficit Índice |
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