São Paulo, sexta-feira, 17 de outubro de 1997
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Brasil pavimenta caminho para a UE

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO
DA REPORTAGEM LOCAL

Em meio à negociação com os EUA sobre a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), o governo brasileiro decidiu acelerar a pavimentação da BR-156 e ter, até o ano 2000, uma ligação terrestre do Brasil com a Guiana Francesa -um departamento da França.
Por tabela, será uma ligação rodoviária com a União Européia.
A estrada liga o sul do Amapá a Caiena. A reforma da rodovia, hoje intransitável, vem sendo negociada pelos governos francês e brasileiro desde julho. Neste mês, ganhou status de obra estratégica, com acompanhamento da Secretaria de Assuntos Estratégicos.
Outros 217 quilômetros, entre Tracajatuba e Calçoene, ainda permanecerão em terra. O DNER considera o trecho transitável na maior parte do ano. O custo total da obra seria de R$ 130 milhões.
A previsão é que os trechos de ambos os lados da fronteira estejam prontos para tráfego de veículos no primeiro semestre de 2000.
Num primeiro momento, o caráter estratégico da estrada parece estar mais ligado à sua simbologia do que à praticidade.
A rodovia despertou o interesse do governo americano. Funcionários da embaixada dos EUA, ao ficarem sabendo do acordo com a França, procuraram mais informações sobre a BR-156.
Com um déficit bilionário em sua balança comercial, os EUA têm na Alca uma de suas prioridades para intensificar o comércio com os outros países do continente. O Brasil, por sua vez, tem obstado a aceleração da implantação da área de livre comércio.
Embora haja, por ora, pouca mercadoria a transportar do Amapá para a Guiana, a justificativa da obra ressalta que ela é importante para o zoneamento ecológico da região e para a formação de um eixo de desenvolvimento econômico ao longo da rodovia.

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