São Paulo, sexta-feira, 17 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Embaixador elogia visita

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

"Assim como as pessoas que não lêem jornais, eu tinha certeza de que a visita do presidente Bill Clinton ao Brasil seria um grande sucesso", disse ontem Melvyn Levitsky, 59, embaixador dos EUA no Brasil, avaliando, com farpas dirigidas à imprensa, a visita do presidencial ao país.
Levitsky falou à Folha depois da cerimônia de assinatura de acordos de cooperação na área de educação entre o governo dos EUA, representado pelo ministro da Educação Richard Riley, e a Câmara Americana de Comércio de São Paulo, representada pelo seu presidente Daniel Miller, na sede da entidade.
A seguir, trechos da entrevista.
*
Folha - Qual a avaliação que o sr. faz da visita do presidente Bill Clinton ao Brasil?
Melvyn Levitsky - Um sucesso. Em primeiro lugar, a visita deu aos dois presidentes a oportunidade de passar muito tempo juntos e de conversar sobre uma variedade de assuntos. Não apenas sobre as relações bilaterais, mas também sobre o que está acontecendo no mundo. Isso é um verdadeiro sinal de que nossa parceria tem um alcance internacional. Foi oportuna essa conversa face a face sobre as nossas posições em temas tão importantes quanto a criação da Alca (Área de Livre Comércio das Américas), o apoio dos EUA ao Mercosul, o futuro das nossas relações e assuntos internacionais. Um encontro positivo.
Folha - Por quê?
Levitsky - Pela empatia entre os dois presidentes. Eles se entendem bem e passaram muito tempo conversando sobre tudo, em geral.
Folha - A que mais o sr. atribui o sucesso da visita?
Levitsky - À série de acordos muito importantes assinados, entre outros, nas áreas de educação, energia nuclear e meio ambiente. Esses acordos mostram que nossas relações são amplas. O diálogo entre os presidentes e esses acordos, que são o símbolo do futuro da nossa cooperação, mostram que a visita foi inteiramente positiva.

Texto Anterior: Clinton vai a show de tango
Próximo Texto: Brasil pavimenta caminho para a UE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.