São Paulo, sexta-feira, 17 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Semana do Coração começa na segunda

Atividade física reduz 34% das mortes

DA REPORTAGEM LOCAL

Começa nesta segunda-feira a Semana do Coração, promovida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Profissionais estarão orientando a população em todo o país sobre a importância do exercício físico na prevenção de doenças cardiovasculares.
O evento acontece anualmente, com enfoques diferentes. Neste ano, será discutido o tema "O exercício e o coração". Serão montados postos de atendimento gratuito em todas as capitais brasileiras e em 21 cidades paulistas.
Nesses locais, haverá profissionais orientando a população sobre os fatores de risco que levam a doenças, como sedentarismo, fumo, colesterol e pressão alta.
Na capital, haverá dois postos onde o visitante terá uma sessão de 15 minutos com medição de pressão e orientação de profissionais.
Psicólogas estarão ensinando técnicas para controlar o estresse e o tabagismo; nutricionistas darão dicas sobre dietas para combater o colesterol e o diabetes e fisioterapeutas vão mostrar maneiras corretas de se exercitar.
As doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte no Brasil, responsáveis por 33% dos óbitos no mundo.
"Os exercícios causam a diminuição do estresse, elevam o índice de HDL ('colesterol bom') e melhoram o controle da pressão arterial", diz Ghorayeb. "É preciso conscientizar a todos que a melhor arma para combater o problema é a prevenção. Para isso, o exercício físico, entre outros fatores, é fundamental.

Onde encontrar em São Paulo- Viveiro Manequinho Lopes, no parque Ibirapuera, de 18 a 22 de outubro, das 9h às 13h; Conjunto Nacional: av. Paulista, 2.073, de 20 a 22 de outubro, das 9h às 17h30.

Texto Anterior: Ministro dos EUA visita projeto da USP
Próximo Texto: Santa Casa pode sofrer investigação por cobrança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.