São Paulo, sexta-feira, 17 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juiz confirma a liquidação do Interunion

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O juiz-substituto da 14ª Vara Federal no Distrito Federal, Anselmo Gonçalves da Silva, deu sentença favorável ao Banco Central em mandado de segurança contra a liquidação do Banco Interunion, do empresário Artur Falk.
Falk recorreu contra o BC alegando que o buraco no caixa da instituição, estimado em R$ 40 milhões, foi provocado pela recusa do BC em aceitar títulos de Alagoas como garantia em um pedido de empréstimo de socorro.
O Banco Central sustenta que ficou com os títulos por responsabilidade do próprio BC. Segundo sua alegação, o Interunion comprou títulos de Alagoas com o compromisso de recompra pelo Estado.
Mas, segundo Falk, o interventor do BC no Produban -banco gestor da dívida do Estado- recusou-se a cumprir ordem da Secretaria da Fazenda de Alagoas de fazer a recompra de R$ 30,627 milhões em títulos. Na sentença, o juiz diz que não há lei que obrigue o BC a receber os títulos estaduais como garantia. Também afirma que o compromisso de recompra dos títulos por Alagoas é limitado à disponibilidade de recursos.

Texto Anterior: Autônomos pagarão com multa menor
Próximo Texto: Evento debate tributação no Mercosul
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.