São Paulo, sexta-feira, 17 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vencimento de opções faz Bolsa cair 2%

LUIZ CINTRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A Bolsa de Valores de São Paulo caiu ontem 2%, puxada pela disputa entre os investidores comprados e os vendidos no mercado de opções, que vence na segunda.
Segundo operadores, um banco de investimento conhecido no mercado pelo seu estilo agressivo estaria com um lote grande de opções de venda de Telebrás PN ao preço de R$ 160 (o lote de mil).
Caso o preço de fechamento de ontem de Telebrás (R$ 155,70) se mantenha até segunda-feira, esse banco e os demais investidores que fizeram aposta semelhante vão ter um lucro expressivo.
Contribuíram para o recuo das cotações na Bovespa a queda das ações em Nova York e a informação divulgada por uma agência de notícias, envolvendo denúncia de troca de favores entre o governo federal e o governo de Rondônia de olho nas próximas eleições.
No caso do mercado de Nova York, onde o índice Dow Jones fechou com queda de 1,48%, a realização de lucros e a divulgação de alguns resultados ruins de empresas foram as principais causas.
Isso porque, em termos de fundamentos econômicos, o cenário continua favorável para o mercado de ações, o que foi confirmado pela divulgação do índice de preços ao consumidor nos EUA relativo a setembro, que ficou em 0,2%. A expectativa de analistas era uma inflação de 0,3% no mês.
Prova de que as expectativas do mercado não chegaram a ser afetadas é o fato de o rendimento pago pelas aplicações de renda fixa ter fechado no mesmo nível do dia anterior. Os T-bonds de 30 anos encerraram a sessão novamente a 6,395% ao ano.
Câmbio
No mercado brasileiro de compra e venda de dólar, o dia mais uma vez foi de estabilidade das cotações e das taxas projetadas.

Texto Anterior: Retorno pode ser na terça
Próximo Texto: Comércio ainda cobra juro de 184% ao ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.