São Paulo, sexta-feira, 17 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kevin Smith acerta com romance moderno

LÚCIO RIBEIRO
EDITOR-ASSISTENTE DA ILUSTRADA

Comédia esperta na linha garoto-que-gosta-de-garoto-que-gosta-de-garota-que-gosta-de-garota, "Procura-se Amy" chega à Mostra como exemplo do que há de melhor no cinema independente americano atual.
É o terceiro filme do competente-precoce Kevin Smith, que solidificou seu nome no subsolo de Hollywood com o aclamado "O Balconista" e o nem tanto "Mallrats" (no Brasil, "Barrados no Shopping", só distribuído em vídeo).
Smith consegue tirar virtudes da verborragia, tecer uma densa polêmica sexual pós-adolescente sem pedantismo. E, melhor, levar ao extremo uma intensa confrontação homem-mulher que se torna impossível não tomar partido, torcer mesmo.
A história é complicada. Dois amigos (Ben Affleck e Jason Lee) chegam ao sucesso como criadores de histórias em quadrinhos, mas um deles, Affleck, não percebe o vazio de sua vida até encontrar uma bela garota (Joey Lauren Adams), também cartunista, numa convenção de quadrinhos em Nova York. Ele se entusiasma com a garota. Ela é lésbica.
Os dois constroem uma forte amizade que, de tão inusitada, sempre está pedindo algo mais. Quando o personagem de Affleck se vê completamente apaixonado, os problemas despencam.
A situação está posta. Sujeito que sofre flerte do melhor amigo e se entrega de paixão aos encantos de uma garota que não tem o mínimo interesse sexual por homens.
Com habilidade, o diretor Kevin Smith não perde o rumo ao caminhar pela premissa de seu filme: "Sexo é fácil, amor é difícil".

Texto Anterior: 'Junk Mail' é irmãos Coen norueguês
Próximo Texto: Saiba os filmes de hoje da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.