São Paulo, sexta-feira, 17 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"O Enigma" se perde na religião

SÉRGIO DÁVILA
EDITOR DA ILUSTRADA

É difícil (é cruel) conceber um filme de ficção científica num mundo que já conta com "2001 - Uma Odisséia no Espaço", "Solaris" e "Blade Runner".
Não é caso de "O Enigma do Horizonte" (Event Horizon), que estréia hoje. Essa co-produção anglo-americana poderia ser resumida como "Rambo encontra Hal 9000" ou "Freddy Krueger invade a Enterprise".
Poderia, já que "Enigma" abusa do zing-pow e da nojeira, mas há algo mais aí. Algo minimamente original e estranho, que pode até segurar o espectador.
Esse algo talvez seja a trilha vigorosa, com música do grupo tecno Prodigy, ou o cenário bem-feito, do mesmo sujeito de "Blade Runner" e "Contatos Imediatos".
Ou talvez porque o personagem principal seja a nave, a Event Horizon do título, a primeira capaz de ultrapassar a velocidade da luz (leia texto abaixo). Cruciforme, deserta como uma igreja fechada, é o "alien", é o "hal", o "andróide", ela é o conflito do filme.
A história, banal, dá conta de um grupo de resgate liderado pelo capitão Miller (Laurence Fishburne) que, em 2047, deve encontrar a nave em questão. Eles estão acompanhados do criador do engenho, o dr. William Weir (Sam Neill).
Mas o buraco negro é mais embaixo, e a coisa toda estraga quando a ficção científica dá lugar à religião. Não com a riqueza potencial do encontro, mas do jeito mais ginasiano, da vingança dos céus contra os homens da ciência: a Event Horizon vira uma mistura de juízo final e portal do inferno.
E o filme desanda.
(É curioso como oscila a época escolhida nas ficções científicas.
Com exceção do 2001 de Arthur Clarke/Stanley Kubrick, tão obviamente definitivo, os anos variam em escala confusa, que vai do 1997 da engraçada "Perdidos no Espaço" ao 2019 de "Blade Runner".
Em "O Enigma do Horizonte", a questão é mais complexa -um dos problemas desse filme é que tudo parece/quer ser mais complexo... Em 2015, é estabelecida a primeira colônia na Lua; em 2032, começa a mineração comercial em Marte; em 2040, a Event Horizon é lançada; em 2047, o filme começa.)

Filme: O Enigma do Horizonte
Produção: EUA/Reino Unido, 1997
Direção: Paul Anderson
Quando: a partir de hoje, nos cines Olido 1, Center Norte 2, Bristol e circuito

Texto Anterior: Saiba os filmes de hoje da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Próximo Texto: Diretor roda 'faroeste de ficção científica'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.