São Paulo, sexta-feira, 17 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vampiros inspiram bar Van Helsing

MARCOS DÁVILA

Atrás do balcão, o espelho reflete um quadro com um poema concreto, que fala de vampiros, da lua, de Borges. As letras, do modo como estão dispostas, parecem se mexer. "É a dança dos vampiros", diz o poeta Gil Jorge, com um sorrido misterioso do outro lado do balcão, colocando um LP do Cocteau Twins na agulha. A poesia da noite escorre pelas paredes no Van Helsin.
Em frente ao majestoso portal de entrada do Cemitério São Paulo, em Pinheiros, o bar (com nome emprestado do caçador de vampiros do livro "Drácula de Bram Stocker") é a nova casa de Gil, na noite há quase 20 anos. Ex-dono do Jungle -um dos bares mais undergrounds da Vila Madalena-, ele levantou as portas de ferro do Van Helsin há seis meses, no mesmo endereço do antigo boteco Pé na Cova.
Os tijolos aparentes foram pintados de prateado, um jardim de inverno, com um simpático banco de praça, foi arranjado no caminho para os banheiros e agora porções de grelhados são preparadas numa churrasqueira.
Saladas como a "Van Helsin", com mini-tomate, cebolinha, palmitos, alcaparras, rúcula, alface, tomate seco e mussarela, acompanham bem a porção de picanha, muito macia. Essa semana entram no cardápio as novas saladas, "Boris Karlof" e "Vicent Price". Cervejas descoladas como a Ashby e a Xingú dividem a preferência dos clientes com o "Drácula" (tequila com suco de tomate temperado).
Mas não se assuste se um cara, a seu lado no balcão, não aparecer no reflexo do espelho, pois você está na casa do matador de vampiros mais famoso do mundo.
Filmografia básica para desvendar o bar: Nosferatu, de F.W. Murnau, "A Dança dos Vampiros", de Roman Polanski, e "Drácula de Bran Stocker", Francis Ford Coppola

VAN HELSING - r. Cardeal Arcoverde, 1.265, Pinheiros, região sudoeste, tel. 692-2652 (após 15h). 46 lugares. Seg. a qui.: 19h30 às 4h. Sex. e sáb.: 19h30 à 5h. Preços: R$ 2,50 (cerveja) e R$ 7 (uísque).

Texto Anterior: MAC reencontra arte do Phases
Próximo Texto: Velho e bom samba no Bixiga
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.