São Paulo, sexta-feira, 17 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MAC reencontra arte do Phases

TATIANA REZENDE

Para comemorar os 30 anos do surgimento do Grupo Austral no Brasil o Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP promove a exposição "Phases - Surrealismo e Contemporaneidade", inaugurada ontem.
Surgido em 1954 em Paris, o movimento "outsider" Phases não definia qualquer estética, propunha, grosso modo, apenas a liberdade para a manifestação do inconsciente. Representante do Phases no Brasil, o grupo Austral se apresenta em obras de Wesley Duke Lee, Flávio Shiró, Bin Kondo e outros. A exposição traz também as influências dessa expressão no Cone Sul. Do grupo argentino Boa, de Buenos Aires, vêm obras de artistas como Victor Chab, Martha Peluffo e Julio Silva.
Entre as obras dos chamados novos CoBrA, da Holanda, estão sete pinturas, duas delas definidas como "Cadáveres Maravilhosos" (nome dado por Breton, em 1928, para definir o jogo de imagens compostas a partir da criação coletiva).
A exposição faz ainda um resgate do trabalho de Jef Golyscheff -fundador do Clube Dada de Berlim.
(TR).

MAC Ibirapuera (pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3º piso, Ibirapuera, região sudoeste, tel. 573-9925). Ter. a dom.: 12h às 18h. Até 1/11. Estac. grátis.

Texto Anterior: Cocteau celebra 50 anos de Faap
Próximo Texto: Vampiros inspiram bar Van Helsing
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.